O reajuste contratual que o Barcelona pretende oferecer a Lionel Messi pode custar o mesmo valor da multa rescisória do atacante argentino: 250 milhões de euros, ou aproximadamente R$ 818 mi. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo jornal espanhol AS.

A ideia do Barça é fazer com que o melhor jogador do elenco receba um diferenciado. Atualmente, Messi ganha na casa de 16 milhões de euros anuais (cerca de R$ 51 mi), um valor que não estaria tão longe assim dos rendimentos de Neymar – o atacante brasileiro receberia nesta primeira temporada na Europa um piso de 10,8 milhões, mais bônus.

De acordo com o AS, o Barça estuda aumentar o salário de Messi sem prorrogar a duração do contrato do argentino, válido até 30 de junho de 2018.

O novo salário anual do argentino giraria na casa dos 25 milhões de euros, livres de impostos: o clube arcaria com a tributação, pagando 50 milhões de euros brutos nos ordenados do camisa 10. Em cinco anos, os gastos seriam de 250 milhões de euros.

Se assinada, esta seria a sétima renovação de contrato entre Messi e Barcelona desde que o atacante argentino se profissionalizou. Nenhuma das partes, contudo, tem pressa para firmar o acordo, que deve sair somente após a de 2014.