Começou a conferência de desenvolvedores do Google em São Francisco, Estados Unidos, e com ela, veio uma enxurrada de novidades da empresa, como uma prévia do próximo Android e o sistema Android Wear para smart watches. Confira abaixo as principais novidades anunciadas durante a abertura do Google I/O.

Android One

Depois de ter anunciado que o sistema operacional Android atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o vice-presidente para Android, Chrome e aplicativos do Google, Sundar Pichai, disse que a gigante da internet quer atingir “as outras 5 bilhões de pessoas no mundo”.

Para isso, a companhia lançou o programa Android One, que, em parceria com fabricantes de hardware, vai levar smartphones para mercados emergentes. Primeiramente, smartphones da Micromax, Karboon e Spice serão lançados na Índia. Os celulares terão especificações básicas, como dois chips, tela de 4.5 polegadas e rádio FM.

Android L

O próximo Android depois do KitKat é por enquanto chamado de “L” (a empresa os classifica em ordem alfabética). A companhia está focando em uma aparência totalmente redesenhada para o sistema, e pela demonstração, ficou claro que o Android terá um visual mais sofisticado, com mais profundidade, além de cores e animações mais elegantes. A ideia é que com a nova linguagem de design, batizada de “Material Design”, os desenvolvedores criem aplicativos com um visual unificado para qualquer dispositivo, similar ao que a Apple faz.

Outra novidade é que a versão terá suporte a processadores de 64 bits, como o Apple A7 usado no iPhone 5S. Isso vai permitir que o sistema suporte aparelhos mais poderosos. O Google também anunciou o Project Volta, que inclui melhorias para uma maior duração da bateria, incluindo um modo de economia que promete estender o uso do celular por mais 90 minutos.

O Android L também terá um desempenho melhor, reforços na segurança contra malwares e um recurso inteligente para desbloquear o celular. O smartphone poderá ser desbloqueado sem senhas ou pins quando reconhecer que está em um ambiente seguro, “sentindo” que um smart watch está por perto ou que está conectado à rede Wi-Fi de casa. Caso isso não ocorra, ele mostra uma tela para digitar uma senha.

Android Wear

Em março, o Google já havia liberado uma prévia do kit de desenvolvimento de aplicativos para smart watches com o Android Wear, sistema operacional específico para os gadgets vestíveis. Agora, o kit foi liberado completamente e dois modelos de relógio com o novo sistema foram lançados na Google Play: o LG G Watch e o Samsung Gear Live.

Com o Android Wear, os smart watches serão capazes de mostrar e vibrar quando houver notificações, tocar músicas, sincronizar aplicativos entre o relógio e o celular, medir batimentos cardíacos e contar passos, entre outras funções. Pelo Google Now, também será possível utilizar comandos de voz para acionar diversos aplicativos, desde alarmes até para pedir comida para entrega.

Android Auto

Em resposta ao CarPlay da Apple, o Google lançou o Android Auto, sistema operacional que leva funções do smartphone para o carro. Pelo comando de voz do Google Now, o usuário consegue interagir com o software para usar a navegação em mapas, enviar mensagens e trocar de faixa musical, por exemplo.

Segundo a empresa, os primeiros carros com o software serão lançados até o final de 2014. Ao todo, 25 montadoras vão utilizar o Android Auto, como Volvo, Chevrolet, Audi, Honda, Hyundai e Volkswagen. Aplicativos de terceiros também vão funcionar no sistema com comando de voz, como e Pandora.

Android TV

Outro novo sistema operacional do Google foi lançado, mas para as TVs. O software Android TV será usado em Smart TVs de fabricantes como Sony, Sharp, Philips e TPVision. Com a novidade, será possível assistir a filmes, programas e jogar games controlando a televisão pelo smartphone ou tablet. O sistema também suporta o Chromecast, portanto, o conteúdo de dispositivos móveis poderá ser transmitido para a TV.

Chromecast

O Chromecast, aparelho similar a um pen drive que transmite o conteúdo de dispositivos móveis para a TV, também ganhou novidades. Agora, ele vai permitir que um gadget se conecte à TV mesmo que não esteja conectado à mesma rede Wi-Fi.

A função “Cast Screen” vai deixar que a tela do smartphone ou tablet seja espelhada na TV e a “Backdrop” vai fazer com que a televisão rode imagens do Google+, do Google Maps, além de notícias e previsão do tempo.

Android Fit

A Apple apresentou o Health no início do mês, e o Google anunciou o Google Fit. Trata-se de uma interface de programação para que os desenvolvedores sincronizem dados de saúde e fitness entre dispositivos vestíveis e smartphones. Com isso, o usuário pode ter uma visão completa de todos os seus dados, como batimentos cardíacos, passos contados, dieta, entre outros.

A plataforma estará disponível aos desenvolvedores em algumas semanas e a empresa já anunciou parcerias com diversas marcas como Nike e Adidas.

Chromebook

A intenção do Google é tornar unificada a experiência entre Android e Chrome OS, o software que roda nos laptops Chromebook. Segundo Sundar Pichai, o objetivo é trazer os aplicativos Android para o notebook. Durante o evento, ele demonstrou alguns apps que ganharam versões para o Chrome OS com uma aparência muito similar ao que o Android oferece. São eles o Evernote, o Vine e o Flipboard.

As notificações do Google Now, chamadas e mensagens recebidas no celular também vão aparecer no computador. Quando a bateria do smartphone estiver acabando, um aviso também será mostrado no laptop. No entanto, ainda não será possível fazer ligações ou enviar SMS pelo computador, como a Apple anunciou no seu novo OS X Yosemite.