Os bancos da zona do euro estão próximos de ter uma visão maior sobre a revisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre seus balanços, enquanto especialistas nacionais e seus conselheiros se reúnem em Frankfurt nesta segunda-feira para definir detalhes da próxima fase de testes.

O BCE está fazendo uma ampla revisão sobre os 128 maiores bancos da região em um esforço para responder a dúvidas sobre a saúde financeira das instituições antes de se tornar supervisor dos bancos em novembro.

Uma extensa quantidade de dados já foi solicitada aos bancos sobre suas carteiras de empréstimos e ativos de negociação para uma “revisão da qualidade de ativos”, mas as instituições sabem pouco sobre como o BCE irá interpretar os dados e qual metodologia de testes irá usar.

Três fontes familiarizadas com os testes disseram à Reuters que representantes de todos os 18 supervisores da zona do euro foram convidados pelo BCE a participar da reunião em Frankfurt nesta segunda-feira para discutir a metodologia dos testes e outros detalhes da adoção do programa.

Representantes de quatro grandes empresas de consultoria – KPMG, Deloitte, Ernst & Young e PriceWaterhouse Coopers – que devem ganhar fortunas ao assessorar os testes, também irão ao encontro, disseram duas fontes.