Recomeça incêndio em depósito de combustível líbio atingido por míssil

O incêndio declarado em um depósito de combustível próximo ao aeroporto internacional de Trípoli, onde milícias rivais se enfrentam há três semanas, recomeçou neste sábado após ser atingido por um morteiro. O fogo começou domingo passado, após a queda de um míssil e tinha sido controlado quase totalmente graças ao esforço das equipes de bombeiros […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O incêndio declarado em um depósito de combustível próximo ao aeroporto internacional de Trípoli, onde milícias rivais se enfrentam há três semanas, recomeçou neste sábado após ser atingido por um morteiro.

O fogo começou domingo passado, após a queda de um míssil e tinha sido controlado quase totalmente graças ao esforço das equipes de bombeiros e de uma trégua de 24 horas acordada na terça-feira entre as milícias.

A grande quantidade de combustível e de gás que o armazém abriga, mais de 90 milhões de litros, poderia causar uma catástrofe humana e ecológica caso o incêndio não seja controlado, advertiram as autoridades.

Um responsável do Ministério do Petróleo disse que os confrontos registrados em torno das instalações impediam os trabalhos de extinção.

As autoridades já tentaram esvaziar todos os edifícios em um raio de três quilômetros, pelo risco de propagação do incêndio.

Desde 13 de julho milicianos das cidades de Misrata e de Zintan disputam o controle do aeroporto internacional, que se encontra, da mesma forma que essas instalações, ao sul da capital.

Os enfrentamentos fizeram soar mais uma vez os alarmes da comunidade internacional, e vários países começaram a retirar seus cidadãos e equipe diplomática por temer uma piora da situação.

Conteúdos relacionados