A nova era da Fórmula 1 começou em Jerez de la Frontera, na manhã desta terça-feira, com o primeiro dia de testes de pré-temporada de 2014. O piloto mais rápido do dia, marcado por problemas das equipes, foi o finlandês Kimi Raikkonen, da , com a marca de 1min27s104.

A Fórmula 1 sofreu uma grande mudança de regulamento técnico para a temporada de 2014 – a principal é a introdução dos motores turbos V6 – e por isso os próprios times já esperavam problemas nos primeiros testes. A Lotus optou por se concentrar no desenvolvimento de seu novo carro e nem viajou a Jerez para a primeira sequência de treinos.

Mas as dificuldades encontradas nesta terça-feira foram maiores do que as previstas. A McLaren passou o dia lutando, sem sucesso, com problemas elétricos e hidráulicos, e precisou cancelar as voltas que Jenson Button daria no circuito espanhol. Já a Red Bull só conseguiu mandar à pista a 15min do fim da atividade e apenas para voltas de verificação.

Raikkonen encerrou a terça-feira em Jerez de la Frontera na liderança da tabela de tempos, mas também não esteve livre de problemas. A Ferrari do finlandês quebrou logo em sua primeira volta e retornou aos boxes da escuderia italiana de guincho. A Toro Rosso de Sebastian Vergne, a Force India de Sergio Pérez e a Sauber de Esteban Gutiérrez também ficaram paradas no meio do caminho.

Já o britânico Lewis Hamilton bateu em seu primeiro treino em Jerez de la Frontera. O piloto da Mercedes foi o primeiro a andar com constância na atividade desta terça-feira e a liderou por grande tempo, mas uma falha na asa dianteira de seu carro o fez perder o controle e acertar a barreira de pneus na Curva 1. O acidente encerrou precocemente a programação da equipe no teste.

As equipes da Fórmula 1 mandam seus carros à pista novamente nesta quarta-feira para o segundo dia de treinos de pré-temporada em Jerez de la Frontera, em que são esperados menos problemas e novos testes nos equipamentos.

Veja os resultados da terça-feira de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera:

1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 1min27s104 (31 voltas)

2. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1min27s820 (18 voltas)

3. Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1min30s082 (7 voltas)

4. Jean Eric-Vergne (FRA/Toro Rosso) – 1min36s530 (15 voltas)

5. Sergio Pérez (MEX/Force India) – 1min41s880 (7 voltas)

6. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) – 1min42s257 (7 voltas)

7. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – sem tempo (3 voltas)

8. Marcus Ericsson (FIN/Caterham) – sem tempo (1 volta)