Rádio suspensa por informar sobre rebeldes volta a operar no Sudão do Sul

O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, determinou a reabertura da rádio “Bakhita”, vinculada à Igreja Católica e suspensa desde agosto por divulgar notícias sobre os rebeldes. O secretário da Igreja Católica no Sudão do Sul, o sacerdote Charles Aboud, anunciou nesta quinta-feira a decisão presidencial e explicou que a emissora retomará suas emissões […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, determinou a reabertura da rádio “Bakhita”, vinculada à Igreja Católica e suspensa desde agosto por divulgar notícias sobre os rebeldes.

O secretário da Igreja Católica no Sudão do Sul, o sacerdote Charles Aboud, anunciou nesta quinta-feira a decisão presidencial e explicou que a emissora retomará suas emissões “em breve, após a conclusão de alguns trâmites internos”.

O religioso fez as declarações após o vice-presidente sul-sudanês, James Wani Iga, realizar uma inspeção na sede do Bispado Católico de Juba.

Um dos redatores da rádio foi inclusive detido durante quatro dias em agosto por divulgar informações sobre um ataque dos insurgentes, liderados pelo ex-vice-presidente Riak Machar.

O ataque em questão foi lançado pelos rebeldes contra a cidade de Bentiu e a rádio transmitiu uma declaração atribuída aos insurgentes, algo que o governo considera inaceitável.

O conflito político iniciado o dezembro do ano passado no Sudão do Sul, entre Kiir, da etnia dinka, e Machar, dos nuer e deposto um ano antes, desembocou em um conflito étnico entre comunidades que deixou milhares de mortos.

Conteúdos relacionados