A Administração de Segurança do Transporte Americano (TSA, em inglês) revelou seu relatório sobre 2013 que 638.705.790 pessoas transitaram em aeroportos do país ao longo do ano, número que representa mais de 1.700.000 passageiros por dia.

Mas além de olhar pela segurança e conforto dos passageiros, o departamento de segurança também é responsável por recolher objetos estranhos que as pessoas tentam levar junto de si ou despachar durante o voo.

A lista de objetos não convencionais interceptados pelo TSA no ano passado, divulgada pelo Gizmodo e pelo blog da entidade, é extensa. Entre os objetos captados na hora do check-in pelo TSA em 2013 havia:

– 1.813 armas de fogo (das quais 1.477 estavam carregadas)

– vários recipientes contendo um “pó preto”

– uma bazuca da Segunda Guerra Mundial

– 136 granadas inertes

– 567 armas de choque

– inúmeras facas

– fragmentos de esqueleto humano

– um taco com esfera pontiaguda na ponta

– sprays explosivos

As armas representam um caso especial. Em uma situação, os funcionários do Aeroporto de Boston detectaram um rifle 30-30 escondido no forro de uma bolsa; ao verificar o número de série da arma, a polícia descobriu que o objeto era roubado. Do total de armas interceptadas nos 205 aeroportos do país, o Aeroporto de Atlanta foi o que teve maior número.

O TSA também afirmou que, de 2012 para 2013, houve um crescimento de 16,5% no número de armas recolhidas nos aeroportos do país.