Putin proíbe manifestações populares em cidade sede dos Jogos de Inverno
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou neste sábado um decreto que proíbe comícios e manifestações populares não autorizados na cidade de Sochi, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, e suas imediações durante as datas de realização do evento esportivo. O líder do Kremlin atualizou dessa forma o decreto sobre as medidas de segurança especiais […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou neste sábado um decreto que proíbe comícios e manifestações populares não autorizados na cidade de Sochi, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, e suas imediações durante as datas de realização do evento esportivo.
O líder do Kremlin atualizou dessa forma o decreto sobre as medidas de segurança especiais durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi depois dos atentados suicidas da semana passada na cidade de Volgogrado, próxima ao balneário que sediará os Jogos Olímpicos de Inverno entre os dias 7 e 21 de fevereiro.
Os dois atentados suicidas cometidos em menos de 24 horas em Volgogrado, a antiga Stalingrado, elevaram os níveis de alerta faltando um mês para a abertura dos Jogos, um dos projetos mais estimados do presidente russo.
A morte de 34 pessoas nos dias 29 e 30 de dezembro pôs em dúvida a capacidade da Rússia de garantir a segurança em Sochi, balneário do Mar Negro situado a poucos quilômetros do explosivo Cáucaso Norte russo.
A segurança era vista desde o princípio como a principal desvantagem para a realização do evento pela Rússia, que esperava melhorar sua imagem como país sério, estável e, o que é mais importante, seguro.
Em julho do ano passado, o líder da guerrilha caucásia, o checheno Doku Umarov, ameaçou sabotar os Jogos, que tachou como “bailes satânicos sobre os ossos de nossos antepassados”.
“Como mujahedins, estamos obrigados a impedí-los por qualquer meio permitido por Alá”, afirmou Umarov, que foi dado muitas vezes como morto, em uma mensagem de vídeo na qual também declarou o cancelamento da suspensão das operações terroristas fora do Cáucaso.
As medidas de segurança para Sochi foram traçadas em 2009, quando foi decidido que 42 mil policiais e 10 mil agentes do Ministério do Interior seriam encarregados de garantir a ordem durante os Jogos.
Além disso, outros 23.000 agentes do Ministério para Situações de Emergência atuarão em todas as instalações esportivas.
Após endurecer as leis antiterroristas, Putin emitiu em novembro um decreto pelo qual os russos que visitarem Sochi entre 7 e 21 de fevereiro terão que se registrar nas autoridades migratórias locais nos três primeiros dias desde sua chegada à cidade – antes, o prazo era de 30 dias.
Quanto aos estrangeiros, estes terão que informar às autoridades sobre seu local de hospedagem e seu tempo de estadia no máximo um dia após a chegada à cidade. Até agora, o prazo era de uma semana.
Em prevenção de possíveis atentados com bomba, também foi proibido por lei o acesso por estrada a Sochi.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.