Putin manterá encontro informal com Fidel Castro durante visita a Cuba
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reunirá com o ex-presidente cubano Fidel Castro durante a visita que efetuará à ilha amanhã (sexta-feira), informou Yuri Ushakov, assessor do líder russo. A visita de Putin a Cuba faz parte de sua viagem latino-americana, na qual também passará pelo Brasil e pela Argentina. “Está previsto um encontro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reunirá com o ex-presidente cubano Fidel Castro durante a visita que efetuará à ilha amanhã (sexta-feira), informou Yuri Ushakov, assessor do líder russo.
A visita de Putin a Cuba faz parte de sua viagem latino-americana, na qual também passará pelo Brasil e pela Argentina.
“Está previsto um encontro informal com Fidel Castro. Ele tem 87 anos, não exerce cargos estatais e nem do partido, mas continua sendo o líder da Revolução cubana (…) Tem uma grande inteligência e, claro, nossa liderança tem grande interesse em conversar com ele”, disse o assessor de Putin.
Em entrevista coletiva dedicada à viagem do presidente russo, Ushakov indicou que Putin começará a visita em Havana, onde manterá conversas com o atual líder cubano, Raúl Castro. Na ocasião, Putin também deve assinar um pacote de dez acordos, entre outros de colaboração nos âmbitos de cultura, indústria, comércio e saúde.
Ushakov se referiu ao grande projeto que se desenvolve na ilha, a construção de um novo aeroporto internacional em San Antonio de los Baños. A nova instalação, que será erguida junto à base militar da capital, ficará a cerca de 10 quilômetros do atual terminal José Martí.
De acordo com o assessor, a principal companhia aérea russa, Aeroflot, mantém negociações com a parte cubana para a exploração conjunta de uma companhia aérea que, além de efetuar voos nacionais, poderia transportar passageiros de Havana para outros destinos da América Latina.
Entre suas declarações, o assessor presidencial também fez questão de lembrar que a visita de Putin a Cuba sob um cenário de perdão de 90% da dívida que Cuba tinha com a extinta União Soviética por parte da Rússia.
O acordo, que foi alcançado em outubro de 2013 após uma longa negociação, foi ratificado pelo legislativo russo no último dia 4 de julho, e supôs o perdão de uma dívida de US$ 31,7 bilhões.
O restante da dívida, cerca de US$ 3,5 bilhões, deverá ser pago por Havana em 20 parcelas durante os próximos dez anos.
Havana será a primeira parada do líder do Kremlin em sua viagem de seis dias à América Latina, na qual participará de uma cúpula de potências emergentes (Brics) no Brasil e acompanhará a final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Governo antecipa calendário de dezembro e Bolsa Família é pago entre os dias 10 e 23
Confira o calendário de dezembro, antecipado por causa do Natal
Guardas municipais de Dourados têm porte de arma regulamentado por decreto
Medida foi publicada em Diário Oficial do Município
Melhor software de diagramação alternativo ao Visio
Desenvolver diagramas pode acabar sendo uma tarefa bastante estressante se não tiver as ferramentas certas para isso.
Preso em operação, ‘espião’ de Marcola no jogo do bicho tem liberdade negada: ‘perigoso’
‘Espião’ de Marcola foi transferido para Mossoró
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.