PSDB entra com ação no MPF para apurar encerramento de poupanças da Caixa
O PSDB deve encaminhar ainda nesta terça-feira uma ação no Ministério Público Federal (MPF) para que apure se houve crime de gestão temerária e fraudulenta de instituição financeira no episódio em que a Caixa Econômica Federal (CEF) encerrou mais de 525 mil contas poupança e usou o dinheiro para elevar seu lucro de 2012, afirmou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O PSDB deve encaminhar ainda nesta terça-feira uma ação no Ministério Público Federal (MPF) para que apure se houve crime de gestão temerária e fraudulenta de instituição financeira no episódio em que a Caixa Econômica Federal (CEF) encerrou mais de 525 mil contas poupança e usou o dinheiro para elevar seu lucro de 2012, afirmou o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG).
Segundo o senador mineiro, o partido deve ainda ingressar com uma ação civil pública para assegurar a defesa de poupadores que teriam sido atingidos, além de apresentar requerimentos para que as autoridades envolvidas apresentem explicações.
“(Foi) No mínimo esperteza, talvez seguindo o exemplo de cima”, disse o presidente tucano, questionado se acreditava ter havido má-fé no episódio.
“O governo tem estimulado essa contabilidade criativa para apresentar números cada vez mais inflados. Tudo isso contribui para minar cada vez mais a credibilidade da política econômica do governo”.
Reportagem da revista “Istoé” no fim de semana afirma que relatórios da Controladoria-Geral da União e do Banco Central apontam irregularidades no encerramento e incorporação do saldo de mais de 500 mil contas poupança, o que elevou o lucro de 2012 da instituição financeira em 719 milhões de reais.
Os executivos da CEF negaram que o procedimento tenha sido feito para inflar o lucro e aumentar a distribuição de dividendos ao governo federal, seu controlador, e ressaltaram que não há uma regra clara sobre como contabilizar os valores das contas.
“Esse episódio é extremamente grave, uma apropriação indevida, um verdadeiro confisco da poupança de inúmeros brasileiros sem que eles fossem adequadamente comunicados”, afirmou o presidente do PSDB e provável candidato do partido à Presidência da República.
Aécio explicou que, assim que o Congresso retomar suas atividades em fevereiro, o partido deve apresentar requerimentos de convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e do ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, além de um convite ao presidente da Caixa, Jorge Hereda.
Também será apresentado um requerimento por escrito ao ministro da Fazenda, pedindo informações sobre a incorporação dos saldos das cadernetas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.