Geral

Projeto de lei quer acabar com feriado da proclamação da República

Uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados quer diminuir um feriado nacional no calendário brasileiro, o de 15 de novembro. De autoria do do deputado Newton Cardoso (PMDB-MG), o projeto de lei será analisado pelas comissões de Cultura, de Constituição e Justiça e de Cidadania. O argumento do parlamentar é de que, para ele, […]

Arquivo Publicado em 22/06/2014, às 15h06

None

Uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados quer diminuir um feriado nacional no calendário brasileiro, o de 15 de novembro. De autoria do do deputado Newton Cardoso (PMDB-MG), o projeto de lei será analisado pelas comissões de Cultura, de Constituição e Justiça e de Cidadania.


O argumento do parlamentar é de que, para ele, o 15 de novembro não gera “sentimento cívico” na sociedade. Com argumentos baseados no livro 1889, do jornalista Laurentino Gomes, o deputado afirma que é um feriado sem reconhecimento do povo, aproveitado apenas para mais um dia de descanso.


Newton Cardoso justifica ainda que, ao contrário do 7 de Setembro, que marca a Independência do Brasil, a proclamação não teve participação popular e, portanto, não gerou na sociedade o sentimento cívico.


Como o projeto tem caráter conclusivo, será analisado pelas comissões, sem necessidade de passar pelo Plenário, a não ser que haja divergências nas conclusões.

Jornal Midiamax