Encerram nesta terça-feira (24) as inscrições do Projeto Camerata Violeira para oficinas gratuitas de viola caipira e cordas (violino, cello, baixo sinfônico), disponibilizando os instrumentos aos alunos de faixa etária à partir dos 11 anos. O curso é gratuito e disponível no horário matutino e vespertino.

Os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição que se encontra em anexo e entregar devidamente preenchida e enviada no e-mail: [email protected]

Com as novas inscrições a meta é formar a Camerata Jovem para apresentações na Capital. Já os alunos antigos e músicos profissionais seguirão na orquestra Camerata Violeira, já com três anos de existência em Campo Grande.

O aluno passará por uma seleção e poderá escolher entre aulas de viola caipira ou cordas, ambas disponíveis no horário matutino e vespertino, sempre às quintas-feiras, das 8h30 às 12h00 ou das 13h às 15h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. Os selecionados serão contatados via e-mail para início das oficinas dia 26 de junho.

O projeto também disponibilizará 03 vagas para alunos com deficiência matriculados em escolas públicas. Estes serão auxiliados por um profissional com formação em terapia ocupacional, ocasionando a inclusão social dos jovens com deficiência através das oficinas de música (vagas limitadas).

Orquestra Camerata Violeira

Através do projeto nasceu a Orquestra Camerata Violeira, trabalho que hoje é formado por músicos profissionais e segundo o diretor Marcos Assunção, é a única orquestra com músicos especializados na linguagem da música popular brasileira à improvisação. A Orquestra recebe apoio: Fundação de Cultura do MS, Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS) e Ed Som Instrumentos. (Vejao vídeo da Camerata Violeira)

Orquestra Camerata Jovem

Com o profissionalismo da Camerata e o desenvolvimento dos alunos crescendo a cada ano, surge então a Orquestra Camerata Jovem, formada apenas pelos alunos das oficinas. Quem entrar este ano será preparado para fazer parte deste grupo, com um repertório arranjado exclusivamente para o projeto numa linguagem ímpar no cenário musical do MS, fazendo da nossa sonoridade uma viagem pela pluralidade cultural existente no Brasil e no mundo. No final deste ano, a Camerata Jovem realizará uma participação no 3° Festival Jazz e Viola 2014.