A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizam no dia 23 de abril (quarta), a partir das 14 horas, no Centro Educacional Carrossel, na Vila Carvalho, mais uma edição Projeto Almanaque, que desta vez comemora o Dia do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia do Livro (23).

Serão desenvolvidas atividades lúdicas que visam ao desenvolvimento didático. O teatro, a música e o artesanato são algumas das artes oferecidas às crianças e adolescentes atendidos nesta edição do projeto.

O projeto de extensão Almanaque é interdisciplinar e incentiva a leitura e a escrita de crianças e jovens por meio de atividades pedagógicas e lúdicas. Conta atualmente com a participação de 12 acadêmicos de vários cursos de graduação da UCDB e tem parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Realiza visitas às escolas das redes pública, privada e instituições de Campo Grande. Nesses ambientes os extensionistas desenvolvem atividades diversas como jogos, brincadeiras, teatro, música e promove momentos de leitura e interpretação de textos a partir de histórias em quadrinhos, histórias curtas, contos e lendas pertinentes à temática explorada a cada encontro.

Neste ano o projeto trabalha com o tema “Cultura da Paz: semeando um futuro melhor”. Respeitar a vida é dizer não à violência e procurar a solução das diferenças por meio do diálogo será o princípio norteador das atividades.

Cultura da paz começa com modificação da conduta pessoal perante as pequenas coisas do dia a dia e, por isso, reforçar a solidariedade entre as pessoas e o respeito às diferenças são aspectos fundamentais para serem trabalhados em ações educativas para crianças e jovens.

Segundo a coordenadora do projeto Almanaque, professora Angela Cristina Catonio, esse tema busca fortalecer o respeito ao próximo e incentiva o cultivo de valores positivos em uma época em que o individualismo se manifesta com tanta força. “É importante encorajar crianças e jovens para a resolução de seus conflitos sem o uso da violência e despertar a noção de que a paz deve ser vivenciada em cada ato ou ação praticada.”

Serviço

Outras informações podem ser obtidas na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 ou pelos telefones 3316-9161 e 3316-9177. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30.

O Centro Educacional Carrossel fica na Rua Bernardo Franco Baís, 196, na Vila Carvalho. O evento começa às 14 horas.