Geral

Professores anunciam escola que seguirá ‘Pedagogia Waldorf’ em Campo Grande

A partir de 2015 Campo Grande vai contar com a primeira escola que oficialmente aplica os princípios da chamada ‘Pedagogia Waldorf’. A técnica é voltada para o desenvolvimento de cada criança, com uso de processos educacionais lúdicos. No próximo sábado, será realizado o 2º Encontro de Pedagogia na Capital para estabelecer as formas colaborativas para […]

Arquivo Publicado em 17/03/2014, às 11h35

None
716019716.jpg

A partir de 2015 Campo Grande vai contar com a primeira escola que oficialmente aplica os princípios da chamada ‘Pedagogia Waldorf’. A técnica é voltada para o desenvolvimento de cada criança, com uso de processos educacionais lúdicos.


No próximo sábado, será realizado o 2º Encontro de Pedagogia na Capital para estabelecer as formas colaborativas para a criação da escola. De acordo com uma das organizadoras, Patrícia Fonseca, pedagoga, a escola de Waldorf não é tradicional porque usa os métodos de Rudolf Steiner. A criança aprende a viver em comunidade com o outro.


A pedagoga ainda explica que a pedagogia atua no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do aluno, incentivando o querer ou agir por meio da atividade corpórea das crianças em quase todas as aulas.


Segundo Patrícia, os conteúdos serão desenvolvidos por meio da arte da música, do processo lúdico e do teatro educacional. “Não é qualquer música ou qualquer peça teatral que pode ser usada, tem que ter uma técnica em que a criança vai aprender a viver em comunidade com o outro, por isso estamos capacitando os profissionais para saber usar a técnica”, explica.


Conforme a pedagoga como a escola vai começar a funcionar a partir de 2015 é necessário que os professores e pessoas envolvidas no projeto estejam capacitados. De acordo com ela a escola é para crianças do jardim de infância e primeiro ano.


A pedagoga explicou que Mato Grosso do Sul é o único Estado da Federação que ainda não tem uma escola no modelo da Pedagogia Waldorf. “Na escola a criança será educada para o mundo da sustentabilidade por meio de uma técnica em que respeita a capacidade de compreensão de cada um”, afirma.


No próximo sábado, dia 22, será realizado o Segundo Encontro de Pedagogia Waldorf em Campo Grande, onde pais, profissionais da educação e da saúde terão explicação sobre a Pedagogia Waldorf e o objetivo da escola na Capital.


Na ocasião também será formado o grupo docente da escola Waldorf por meio da capacitação dos profissionais e a criação da futura Associação de Pais e Mestres Waldorf.


O evento começa às 8h30, na Rua Rodolfo José Pinho, 1.334, Jardim São Bento, em Campo Grande.


Pedagogia Waldorf


A Pedagogia Waldorf nasce do desenvolvimento das teorias de Rudolf Steiner, além da medicina antroposófica, da agricultura biodinâmica, entre outros.


Introduzida e criada pelo próprio Rudolf Steinerpor em 1919, em Estugarda, Alemanha, tem como base o conceito de que o desenvolvimento de cada Ser humano é diferente entre si e assim o ensino deve levar em conta as diferentes características de cada pessoa, nomeadamente segundo sua idade aproximada, mas não só.


Um mesmo assunto que se pretende ensinar é assim abordado várias vezes durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão de cada um. O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por meio de contos, lendas e mitos – no início da escolaridade –, até o pensar abstrato rigorosamente científico do ensino médio.


Uma das características marcantes da Pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir do aluno, ou cultivar precocemente o pensar abstrato (intelectual).


Jornal Midiamax