Proerd encerra 2014 com 19,5 mil crianças atendidas em Mato Grosso do Sul

Durante o ano de 2014, 40 municípios desenvolveram o Proerd.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Durante o ano de 2014, 40 municípios desenvolveram o Proerd.

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) encerra as atividades de 2014 com um total de 19.577 crianças atendidas. De 1997 a 2014, o atendimento soma 242.811 crianças e adolescentes, incluindo ainda o atendimento do Proerd aos pais – adultos que têm responsabilidades sobre as crianças.

O Programa é ministrado por policiais militares rigorosamente selecionados e capacitados com os cursos de formação de instrutores, preparados para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais (do 1º ao 4º ano); crianças do 5º ano do ensino fundamental, 7º ano e também o Proerd para os pais e/ou responsáveis.

Durante o ano de 2014, 40 municípios desenvolveram o Proerd, totalizando 19.577 crianças atendidas. Contabilizados também nesse total o atendimento aos pais e responsáveis através do “Proerd Pais”, que visa conscientizar os adultos, especialmente os responsáveis pela formação das crianças, sobre aspectos importantes que vão ajudar os filhos, ao mesmo tempo em que protege e ajuda a fazerem escolhas corretas.

Ainda no ano de 2014, em todo o Estado, 62 instrutores atuaram em 268 escolas públicas e 45 escolas particulares, totalizando 313 escolas atendidas. O instrutor Célio Roberto da Silva Arruda, do 5º Batalhão da Polícia Militar de Coxim, se destacou no ano de 2014 por ter formado 1.305 crianças. A coordenação do Proerd em Campo Grande formou 4.917 crianças e a unidade do interior que mais trabalhou o Proerd foi o 5º BPM de Coxim, com 2.426 crianças formadas.

Para o coordenador estadual do Proerd, Juracy Pereira da Paz, a meta para 2015 é tentar desenvolver o programa em todo o Estado, com o apoio das OPMs e assim aumentar a instrução para crianças e adolescentes, tornando-as mais conscientes e preparadas para enfrentar situações em que deverão tomar decisões acertadas que garantirão uma vida mais saudável e longe das drogas.

O diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Alírio Vilassanti Romero, acrescentou que a prevenção primária é uma forma eficaz de se prevenir a criminalidade a médio e longo prazo. “Por meio do Proerd estamos prevenindo e educando nossas crianças para que possamos viver num mundo melhor com pessoas mais conscientes e harmônicas”.

Conteúdos relacionados