Produção de veículos no Brasil tem queda de 17% no 3o trimestre
A produção de veículos no Brasil no terceiro trimestre caiu 16,8 por cento sobre igual período de 2013, impactada por fraqueza do mercado interno e das exportações e que fez de setembro o sexto mês consecutivo de fechamento de postos de trabalho no setor. Apesar da queda na produção, os estoques de veículos novos à […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A produção de veículos no Brasil no terceiro trimestre caiu 16,8 por cento sobre igual período de 2013, impactada por fraqueza do mercado interno e das exportações e que fez de setembro o sexto mês consecutivo de fechamento de postos de trabalho no setor.
Apesar da queda na produção, os estoques de veículos novos à espera de comprador fecharam setembro em 404,5 mil unidades, maior nível do ano, afirmou a associação que representa o setor, Anfavea, nesta segunda-feira.
A produção do terceiro trimestre somou 818,1 mil veículos, alta de 5,6 por cento sobre o segundo trimestre. Já as vendas foram de 863,6 mil veículos, crescendo 1,6 por cento sobre o segundo trimestre deste ano, mas caindo 12 por cento na comparação anual.
Luiz Moan, presidente da Anfavea, disse que a indústria tem se recuperado dos fracos resultados do primeiro semestre e que a média de veículos vendidos até agora no segundo semestre é 3,9 por cento maior que o emplacado na primeira metade do ano.
“Neste segundo semestre estamos crescendo sobre o primeiro”, disse Moan a jornalistas, ressalvando que a entidade esperava que as vendas em setembro fossem “um pouquinho melhores”.
Em setembro apenas, a produção foi de 300,8 mil veículos, alta de 13,7 por cento sobre agosto e queda de 6,7 por cento sobre um ano antes. As vendas foram de 296,3 mil unidades, subindo 8,7 por cento na comparação mensal, mas recuando 4,4 por cento na relação anual.
“É de se esperar que as vendas continuem pressionadas dado o ambiente econômico desafiador”, disseram analistas da Buckingham Research Group, em relatório. “A queda anual nas vendas de veículos leves foi bem melhor que o esperado, dada economia desafiadora”, acrescentaram.
Apesar dos acumulados do ano de produção e vendas estarem ainda longe das estimativas da Anfavea já pioradas para o ano, a entidade manteve suas estimativas nesta segunda-feira.
A expectativa para a produção em 2014 é de queda de 10 por cento, ante uma performance acumulada até setembro de recuo de 16,8 por cento. Já para os licenciamentos a estimativa é de queda de 5,4 por cento, ante um volume comercializado até o mês passado 9,1 por cento menor que um ano antes.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.