Primeira-dama se reúne com membros do Conselho Tutelar e ressalta importância do órgão

Desconhecimento por parte da população sobre o papel dos conselhos tutelares foi o que motivou uma reunião realizada nesta segunda-feira (26), entre a primeira-dama de Campo Grande, Andreia Olarte, e representantes dos três conselhos tutelares que existem na Capital. Para a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Campo Grande, apesar do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Desconhecimento por parte da população sobre o papel dos conselhos tutelares foi o que motivou uma reunião realizada nesta segunda-feira (26), entre a primeira-dama de Campo Grande, Andreia Olarte, e representantes dos três conselhos tutelares que existem na Capital.

Para a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Campo Grande, apesar do conhecimento por parte da população de casos de abandono ou abuso contra crianças e adolescentes, poucas pessoas têm conhecimento de qual entidade procurar nestes casos.

Devido a isso, o intuito da reunião foi debater o assunto e buscar ferramentas que informem a sociedade sobre o papel da entidade e contribuição para crianças e adolescentes.

Durante a reunião ficou acordado entre os quinze conselheiros tutelares de Campo Grande, que cumprirão mandatos até janeiro de 2016, que a prefeitura desenvolverá estratégias de divulgação e orientação sobre suas atribuições, para que cheguem a todos os cidadãos. “É um trabalho conjunto, de parceria. Assim como o poder público, os conselhos tutelares atuam para proteger àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, seja qual for o tipo de violação de direitos. São esses membros a porta de entrada das denúncias de situações de abuso e maus tratos cometidos contra crianças e adolescentes”, defende a primeira-dama.

De acordo com o artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar deve assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento infanto-juvenil.

Andreia Olarte disse, ainda, que nota a falta de informação com relação à denúncias em casos que envolvem crianças e adolescentes. Para a primeira-dama, a sociedade precisa saber qual o canal e de que maneira os conselhos atuam na proteção desse público. “O Conselho Tutelar cumpre um papel essencial na sociedade e precisamos dar essa visibilidade e atuar em todas as frentes”, finaliza.

Conteúdos relacionados