Geral

Presidente ucraniano assinará acordo com a UE em 27 de junho

O presidente ucraniano pró-ocidental Petro Poroshenko afirmou nesta quinta-feira que vai assinar em 27 de junho o acordo de associação com a União Europeia (UE). A UE e a Ucrânia havia decidido assinar este acordo em novembro, mas o presidente ucraniano na ocasião, o pró-russo Viktor Yanukovich, voltou atrás, pressionado por Moscou, e desencadeou a […]

Arquivo Publicado em 19/06/2014, às 14h06

None
490777701.jpg

O presidente ucraniano pró-ocidental Petro Poroshenko afirmou nesta quinta-feira que vai assinar em 27 de junho o acordo de associação com a União Europeia (UE).


A UE e a Ucrânia havia decidido assinar este acordo em novembro, mas o presidente ucraniano na ocasião, o pró-russo Viktor Yanukovich, voltou atrás, pressionado por Moscou, e desencadeou a crise que provocou sua queda.


“Em 27 de junho assinarei (o documento) e terá concluído o processo de assinatura do Acordo de Associação”, disse Poroshenko durante a apresentação em Kiev do novo ministro ucraniano de Relações Exteriores, Pablo Klimkin.


O líder ucraniano lembrou que foi precisamente Klimkin, até há algumas horas embaixador da Ucrânia na Alemanha, que tomou uma ativa participação na negociação do Acordo.


Poroshenko ressaltou que após a assinatura, a Ucrânia ainda terá um caminho pela frente para implementar o acordo, algo que suporá um enorme desafio para a economia do país.


A Ucrânia já tinha assinado parte do acordo de associação, concretamente os capítulos de diálogo político e cooperação, por isso que nesta ocasião se assinará a parte restante, a referente ao estabelecimento de uma área de livre-comércio entre as partes.

Jornal Midiamax