O presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, destituiu neste domingo o governador da província de Amran, no noroeste da capital, cenário de choques entre o exército e o movimento radical xiita dos houthis nas últimas semanas.

Segundo a agência oficial “Saba”, Hadi substituiu o governador Mohammed Hassan Damag, e nomeou em seu lugar o general Mohammed Saleh.

Além disso, o líder iemenita designou Yahia al Iriani como novo governador da província de Ib, a 200 quilômetros ao sul de Sana, no lugar de Ahmed al Hayri, cunhado do ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

Os rebeldes houthis protagonizaram nas últimas três semanas em Amran confrontos também com combatentes do sunita Partido da Reforma, braço político da Irmandade Muçulmana.

Os houthis já tinham exigido a cassação do general Hamid al Qusheibi, que lidera a Brigada 310, que atua na região, e do governador de Amran, a quem acusam de simpatizar com esse partido sunita.

Os xiitas, que pegaram em armas em 2004 dirigidos por Hussein al Huti (pai do atual presidente), tentam agora ampliar as áreas sob seu domínio, o que desencadeou os conflitos com as tropas e com clãs sunitas.

Na sexta-feira passada, o Ministério da Defesa iemenita anunciou que foi fechado um cessar-fogo entre o exército e os rebeldes em Amran, onde na segunda-feira mais de cem pessoas morreram em combates e bombardeios.