Com a chegada da Copa do Mundo, na quinta-feira (12), lojas, shoppings, escolas e órgãos públicos, têm horário diferenciado durante as partidas da seleção brasileira, que acontecem, pela primeira fase, em 12, 17 e 23 de junho de 2014. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), os comerciantes do centro de Campo Grande (MS) estão autorizados a escolher o funcionamento das lojas.

O Midiamax entrou em contato com algumas lojas do centro da cidade e, em todos os casos, os comércios fecham as portas uma hora antes do início do jogo e não retornam no dia. A Fecomércio afirmou, ainda, que provavelmente a maioria dos estabelecimentos deve seguir este padrão.

Já os três shoppings de Campo Grande vão fechar as portas momentos antes da partida do Brasil, com retorno após o término. O shopping Campo Grande fecha as portas uma hora antes do início e voltam uma hora depois do final do jogo.

Para os shoppings Norte Sul Plaza e Bosque dos Ipês, o critério também fica a cargo de cada lojista. Caso os proprietários liberem os funcionários, as lojas serão fechadas meia hora antes, com retorno meia hora após o final dos jogos.

Órgãos públicos

Conforme informações divulgadas pelo Ministério do Planejamento, em abril deste ano, o expediente da administração pública federal funciona com jornada reduzida nos dias das disputas da seleção verde e amarela pelo mundial. Os servidores serão dispensados a partir das 12h30 e, posteriormente, deverão compensar as horas não trabalhadas.

Órgãos públicos estaduais e municipais não funcionarão a partir das 13 horas, em 12, 17 e 23 de junho. O expediente nesses dias começa às 7h30 e se encerra às 13 horas. Nos dias em que outras seleções jogarem pela Copa do Mundo o expediente de trabalho funcionará normalmente.

Unidades de saúde

As entidades responsáveis pelos serviços essenciais funcionarão normalmente durante a Copa do Mundo. As Unidades Básicas de Saúde e as de Pronto atendimento (UBSs e UPAs), da Capital, mantêm o expediente de rotina. Já na Santa Casa, apenas o banco de sangue externo (coleta) terá horário reduzido em dias de jogos do Brasil: funcionará das 7h30 às 12 horas.

Escolas

As escolas municipais da Capital não vão ter aula de 12 a 23 de junho e, de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, as aulas desses dias, em sua maioria, já foram repostas e, as que faltam, serão feitas após o mundial.

No caso das escolas estaduais, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED), afirmou que os alunos só serão liberados nos dias que o Brasil jogar. Segundo a assessoria, a anteposição das aulas já foi feita e o calendário só sofrerá mudança caso a seleção do Brasil avance para a segunda fase do campeonato.

As escolas particulares também não funcionarão nos dias de jogo do Brasil, pela primeira fase. Algumas instituições decretaram ponto facultativo tanto para o período da tarde, como o da manhã, enquanto outras escolas não terão aulas somente à tarde, quando ocorrem os jogos. Em todos os casos, aulas foram ou serão repostas.

(Matéria editada às 16h13 para alteração de informações)