Prefeitura viabiliza oito ambulâncias e Samuzinho será realidade

O governo municipal deu um salto importante nesta segunda-feira (30) ao oficializar a aquisição de oito novas ambulâncias que serão usadas pelo Serviço Móvel de Urgência – SAMU. Os veículos serão doados pela empresa Shalom Empreendimentos Imobiliários, como contrapartida para o Município. O termo de compromisso foi assinado nesta tarde pelo prefeito Gilmar Olarte, secretários […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O governo municipal deu um salto importante nesta segunda-feira (30) ao oficializar a aquisição de oito novas ambulâncias que serão usadas pelo Serviço Móvel de Urgência – SAMU. Os veículos serão doados pela empresa Shalom Empreendimentos Imobiliários, como contrapartida para o Município. O termo de compromisso foi assinado nesta tarde pelo prefeito Gilmar Olarte, secretários João Alberto Borges dos Santos (Semadur), André Scaff (Seplanfic), diretor-presidente do Planurb, Marcos Cristaldo e pelo sócio-proprietário da empresa, Jean Michel Marsala Júnior. O montante investido será de R$ 1.596.528,46. O ato também teve a presença do secretário municipal de Saúde, Jamal Salem e da primeira-dama, Andreia Olarte.

A empresa Shalom Empreendimentos Imobiliários se comprometeu a entregar três veículos no prazo de até 45 dias e, a cada 30 dias, serão encaminhadas mais duas ambulâncias. A medida será possível em consonância com a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que prevê a contrapartida dos empreendimentos que executem projeto para instalação de loteamento na Capital. A Shalom está em processo de implantação de um loteamento fechado na saída para Três Lagoas.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano explica que, no processo legal para implantação do loteamento, fica determinado que o empreendimento deve oferecer uma área para o Município a fim de que sejam instalados equipamentos públicos para atender os moradores que irão morar no novo empreendimento ou, no caso de já haver áreas públicas na região para essa finalidade, essa contrapartida pode ser feita por equivalência financeira. “Que, neste caso, será destinado o recurso para a aquisição das ambulâncias”, ressalta João Alberto.

O prefeito comemorou a medida, que irá tornar realidade o projeto do Samuzinho, anunciado pela gestão de Gilmar Olarte. “Quando assumimos a prefeitura, fizemos o levantamento das prioridades em Campo Grande e constatamos que 65% dos cidadãos clamam por ações na área da saúde. Estamos enfrentando essa questão com coragem e correndo atrás da execução de uma série de projetos que vão melhorar o atendimento à população. O Samuzinho foi idealizado pela nossa gestão. A partir de relatórios do SAMU, viu-se a necessidade de promover um atendimento voltado para a criança. Das 54 mil ligações recebidas por mês pelo telefone 192 do SAMU, 21 mil são de pessoas que buscam orientação ou informação para atendimento pediátrico”, defende o chefe do Executivo Municipal.

Das oito ambulâncias, duas serão equipadas e caracterizadas para a implantação da viatura de Suporte Avançado de Vida especializada em pediatria – Samuzinho. A intenção é promover o atendimento de urgência e emergência para o público na faixa etária de zero a doze anos de idade.

De acordo com o prefeito, a expectativa é de que a nova estrutura garanta o atendimento pré-hospitalar e transporte especializado em neonatologia e pediatria. Para o atendimento da viatura pediátrica, a Prefeitura irá disponibilizar equipes com médico especialista em pediatria e neonatologia, enfermeiro especializado em pediatria e neonatologia, técnico de enfermagem e motorista socorrista.

A implantação de Viatura de Suporte Avançado de Vida Especializada em Pediatria – Samuzinho prevê também a promoção de atividades educativas focadas em pediatria, como parte do trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais especializados inseridos no projeto.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados