Geral

Prefeitura vai implantar Samuzinho para atendimento infantil

Das 54 mil ligações recebidas por mês pelo fone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 21 mil são de pessoas que buscam orientação ou informação para atendimento pediátrico. Diante desse número alarmante, o prefeito Gilmar Olarte (PP) começa a viabilizar o projeto de implantação de viatura de Suporte Avançado de Vida especializada […]

Arquivo Publicado em 03/06/2014, às 20h05

None

Das 54 mil ligações recebidas por mês pelo fone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 21 mil são de pessoas que buscam orientação ou informação para atendimento pediátrico. Diante desse número alarmante, o prefeito Gilmar Olarte (PP) começa a viabilizar o projeto de implantação de viatura de Suporte Avançado de Vida especializada em pediatria – Samuzinho. O município já estuda a aquisição do veículo que irá promover o atendimento de urgência e emergência para o público na faixa etária de zero a 12 anos de idade.

De acordo com o prefeito, a expectativa é que a nova estrutura possa garantir o atendimento pré-hospitalar e transporte especializado em neonatologia e pediatria, nas 24 horas dos sete dias da semana. “É um projeto piloto, que vem para melhorar o atendimento para esse público. Vamos dar início a essa ação e adaptando as questões que se fizerem necessárias a partir de então”, informou Olarte.

Eduardo Cury defende que o projeto de implantação da viatura pediátrica se justifica pelo fato de crianças gravemente doentes necessitarem ser transportadas por médico pediatra, preferencialmente intensivista, “que é o profissional mais adequadamente preparado para lidar com as possíveis intercorrências e manejar o quadro clínico da criança”, argumenta.

Para o atendimento da viatura pediátrica, a Prefeitura irá disponibilizar equipes com médico especialista em pediatria e neonatologia, enfermeiro especializado em pediatria e neonatologia, técnico de enfermagem e motorista socorrista. Para equipar o veículo, o SAMU deverá utilizar os materiais e equipamentos de suporte avançado de vida disponíveis na rede pública de saúde.

A Implantação de Viatura de Suporte Avançado de Vida Especializada em Pediatria – Samuzinho prevê a promoção de atividades educativas focadas em pediatria, como parte do trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais especializados inseridos no projeto.

Jornal Midiamax