O prefeito Gilmar Olarte (PP) assinou na manhã desta terça-feira (24) o Termo de Cooperação Mutua entre a Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul com o objetivo de retornar o projeto Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) oferecido aos alunos de 10 a 12 anos. Participaram da assinatura, o secretário de Estado de Segurança Pública, Wantuir Jacini; o comandante geral da PM, coronel Valter Godoy Rojas; coordenador estadual do Proerd, major Pereira, e Angela Brito, titular da Semed.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a parceria existia há 17 anos, porém, foi interrompido no início deste ano por falta de continuidade ao processo de compra do material pedagógico destinado aos alunos participantes do programa. A coordenadora municipal do Proerd, Ivete Florestini, esclareceu que o prazo para a compra das cartilhas não foi cumprido e, por essa razão, o programa teve que ser interrompido, e de acordo com ela, mais de três mil alunos deixaram de ser atendidos neste primeiro semestre.

Os alunos voltam a participar do Proerd, no começo do segundo semestre da Reme e devem ser envolvidas cerca de 30 escolas com a participação de três mil alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Gilmar Olarte observou que o poder público deve promover ferramentas para o combate e prevenção às drogas. “Todos nós estamos sujeitos a essa triste realidade dentro de nossas casas e não dá pra levar o assunto com hipocrisia, como muitas pessoas lidam, achando que o problema nunca irá afetar alguém próximo”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

O Proerd foi implantado em 1997 e já formou mais de 300 mil alunos. As aulas acontecem uma vez por semana durante seis meses. O conteúdo do programa, reunido numa cartilha com diversas lições, é dado por um instrutor da Polícia Militar.