Os médicos dos postos de saúde da Capital terão de esticar um pouco o horário de trabalho, além de aumentar a alternância dos dias de plantão. Esta foi a solução encontrada pelo município para garantir a presença dos profissionais nas unidades.

“Eu já solucionei este problema”, disse na manhã desta terça-feira o secretário Municipal de Saúde, , quando questionado sobre a falta de médicos, principalmente pediatras, nos postos. A prefeitura tenta contratar mais profissionais e, enquanto isso não se confirma, o jeito foi convocar a equipe para negociar mudanças os plantões.

A nova escala, segundo Jamal, garante que  haverá  pediatras nos postos de saúde. O secretário sabe que é uma solução provisória, até que seja concluído o processo de contratação de 118 médicos.

Jamal disse ter negociado individualmente com os médicos para viabilizar o novo plantão. Cada profissional pode cumprir até 16 plantões em um mês, o que permitiria o aumento da frequência deles nas unidades de saúde, segundo explica o secretário.

Em evento na manhã desta terça-feira no CEM ( de Especialidades Médicas), o secretário de Saúde levava em mãos cópia impressa da escala dos postos.