Prefeitura lança programa com cursos para capacitar mais de cinco mil trabalhadores

Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Campo Grande lançou o programa Capital do Trabalho – Qualificação, com a abertura imediata de 2.500 vagas para cursos de qualificação em diversas áreas. Mais 3000 vagas devem ser abertas até a primeira quinzena de setembro, totalizando 5.500 trabalhadores qualificados para o mercado de trabalho, somente na […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Campo Grande lançou o programa Capital do Trabalho – Qualificação, com a abertura imediata de 2.500 vagas para cursos de qualificação em diversas áreas. Mais 3000 vagas devem ser abertas até a primeira quinzena de setembro, totalizando 5.500 trabalhadores qualificados para o mercado de trabalho, somente na primeira etapa do programa. A assinatura do termo de cooperação com as entidades parceiras do programa aconteceu no Armazém Cultural, com a presença do prefeito Gilmar Olarte, do diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), Cícero Ávila e representantes de sindicatos e entidades ligadas ao trabalho.

“Nós queremos que Campo Grande se torne mais atrativa para novos investidores e ter mão de obra qualificada é um grande passo”, avaliou o prefeito, que revelou a pretensão de viabilizar a implantação de 100 a 200 novas indústrias até o fim de seu mandato. As 5.500 vagas oferecidas serão distribuídas em diversos cursos de qualificação social e profissional nas áreas do vestuário, comércio, serviços, construção civil, alimentação, artesanato, beleza, estética, entre outros, de acordo com a necessidade do mercado de trabalho, mapeada pela Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

Os cursos serão realizados com recursos próprios do município, num investimento total de R$ 2,5 milhões. Eles serão integralmente gratuitos incluindo material didático e todo material específico para as aulas práticas. A carga horária será de até 240h/aula, de acordo com a especificidade de cada curso. “Temos que cuidar de nossos trabalhadores com empenho e educação. Com esses cursos de capacitação, vamos melhorar o poder aquisitivo e a qualidade de vida de muitas famílias. É a primeira vez que Campo Grande investe tanto nesse setor”, afirmou Cícero Ávila.

Segundo Robson Wiliam de Fretas, membro do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos e representante dos trabalhadores no evento, Campo Grande tem uma grande necessidade de cursos de qualificação. “Essa será uma boa oportunidade de capacitar os trabalhadores. Temos muito a agradecer ao prefeito”, frisou. Já Adolfo Brobow, sócio proprietário da fábrica IMB Têxtil, lembra que a educação é primordial para todos e encaminhará os 250 funcionários de sua fábrica aos cursos de qualificação. “Além disso, vamos contratar novos trabalhadores por meio deste programa”, garante.

Para participar dos cursos, os trabalhadores deverão ter idade igual ou superior a 16 anos e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho, atualizar ou cadastrar-se na Funsat no setor de Intermediação de mão de obra e apresentar o comprovante de escolaridade exigido pela modalidade do curso. Os cursos serão realizados nas sedes dos parceiros da Fundação Social do Trabalho.

Conteúdos relacionados