Prefeitura fecha primeiro dia de Licitação da Publicidade que custará R$ 12 milhões

Oito horas dentro de uma sala na Central de Compras (Cecom). Esse foi o tempo que durou a maratona do primeiro do processo licitatório da Publicidade, iniciado às 8 horas desta sexta-feira, com término apenas no fim da tarde, às 18 horas. Nas atividades de análise dos envelopes das 35 empresas que concorrem, os três […]

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Oito horas dentro de uma sala na Central de Compras (Cecom). Esse foi o tempo que durou a maratona do primeiro do processo licitatório da Publicidade, iniciado às 8 horas desta sexta-feira, com término apenas no fim da tarde, às 18 horas. Nas atividades de análise dos envelopes das 35 empresas que concorrem, os três representantes nomeados pelos licitantes viram problemas em algumas propostas, em detalhes como custo de criação, folha a mais e destaque desnecessário em negritos e itálicos.

Nove agências ao final do processo vão ser escolhidas para fornecer o serviço a Gestão Municipal, pelo período de um ano. As considerações vistas pelos três publicitários escolhidos, Ricardo, da ZN Publicidade, Jaqueline, da Origem Comunicação e César, da Remat, sobre os envelopes, serão encaminhadas a uma comissão que fará a seleção das empresas.

“Estou participando de mais uma que pode ser um recorde. Na minha carreira já concorri em mais de 600 licitações aqui no Estado e fora. É uma concorrência definida por detalhes, em que nas minúcias a agência pode provar a capacidade profissional, intelectual e de estrutura. Cada edital é sempre muito específico, e tem suas complicações. Acredito que deveria ser um documento mais claro, até para orientar os concorrentes”, diz o publicitário, Francisco Lacerda, o Chico da Arte Traço, que vê em outras licitações no Brasil a mesma particularidade.

Durante o dia, a tríplice de profissionais, nomeada pelos licitantes, teve acesso ao conteúdo de todos os invólucros das agências que concorrem para fazer as análises. Foram abertos e conferidos  os envelopes de Proposta Técnica – Plano de Comunicação Publicitária (Via não identificada/01), Proposta Técnica – Plano de Comunicação Publicitária (Via com Identificação da Empresa/02), Conjunto de informações (Via Identificada) e Proposta de Texto (Via não identificada).

A prefeitura não divulgou a lista das 35 agências da licitação. Segundo um dos publicitários que acompanhou a licitação hoje, é possível que haja pelo menos sete empresas de fora concorrendo no processo de concorrência n° 12/2013. A gestão pública municipal vai investir em publicidade, com as nove empresas contratadas, um montante de R$ 12.860.000,00. Os preços sugeridos pela prestação dos serviços precisam atender o mínimo estabelecido pela tabela do Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso do Sul).

“Toda licitação de Publicidade é baseada em descontos, que são oferecidos pelas agências em custos de honorários e serviços, a partir do preço previsto na tabela do sindicato da categoria. É um papel da entidade que atua na Iniciativa Privada e na Administração Pública, como por exemplo, nessa colaboração para que os editais fiquem próximos da realidade do Mercado”, explica o presidente do Sinapro, Henrique Medeiros.

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