Campo Grande poderá ter uma nova secretaria municipal com foco voltado no combate às drogas. Este é o projeto do prefeito, Gilmar Olarte, que deve ser encaminhado à Câmara Municipal no segundo semestre e foi, semana passada, pedir R$ 2 milhões ao governo federal para implantar o novo órgão.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Combate às Drogas terá caráter preventivo e educativo. A proposta é colocar 150 guardas municipais em seis bases operacionais, além de dotar a pasta com coordenadoria de Defesa Civil, Corregedoria e a própria Guarda Municipal.

O projeto foi entregue no dia 2 de abril à secretária nacional de Segurança, Regina Miki. A prefeitura afirma que ela se comprometeu a dar um parecer sobre a ideia em, no máximo, três semanas.

O município quer R$ 2 milhões do Ministério da Justiça para a nova secretaria. “Com estes recursos, pretendemos montar seis bases operacionais, instalar câmeras de videomonitoramento em todas as 94 escolas municipais e centros de educação de infantil. Comprar veículos e motocicletas, armamento para 150 guardas”, explica o comandante da Guarda Municipal, coronel Jonys Cabrera, em texto publicado no site da prefeitura.