Após Campo Grande entrar em estado de alerta de epidemia de dengue, a Prefeitura se pronunciou e afirmou fazer diariamente ações de combate e prevenção. “A prefeitura realiza, diariamente, limpeza nas vias públicas, eliminação de criadouros do mosquito com as visitas dos agentes de endemias e a intensificação dos carros fumacês em toda cidade”, diz nota.

A nota cita diminuição dos focos da dengue com trabalho de prevenção. Segundo o Chefe do Serviço de Controle de Vetores Alcides Ferreira, 500 agentes de Controle de Endemias trabalham diariamente contra a dengue, além de 1600 agentes comunitários.

” Uma estrutura que conta com seis caminhões e duas máquinas foi montada para o combate – é feita a limpeza dos locais com grande acúmulo de lixo, como terrenos baldios, vias públicas e depósitos. lnfelizmente, o lixo é reposto muito rápido ( ou seja, logo que é limpo o local volta a receber o lixo, colocado pela população). Há casos em que é feita a limpeza pela manhã e à noite o local já está com lixo”, explica a nota.

A prefeitura também frisou que ações educativas também são feitas, com distribuição de panfletos, e que serão realizadas blitzes educativas no trânsito e nas escolas. Caminhadas contra a dengue também foram prometidas pelo órgão.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que para denunciar situações que possam facilitar o avanço da doença no município, além de tirar dúvidas sobre a dengue e informar casos suspeitos, ligar para 3313-5000 ou 3313-5001.

Alerta

Campo Grande entrou em estado de alerta para epidemia de dengue, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, publicado ontem (19). O boletim fez levantamento do dia 9 ao dia 15 de fevereiro e a Capital chegou a 907 notificações de casos suspeitos de dengue em 2014, o que coloca a cidade em estado de alerta.