De janeiro a dezembro de 2013, a despesa bruta da Prefeitura de Campo Grande com pessoal foi de R$ 1.129.493.800,53. Apesar do aumento de 18,95%, a folha de pagamento reduziu. Os números foram apresentados pelo secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Wnaderlei Ben Hur, na manhã desta sexta-feira (21), na Câmara Municipal.

O alto índice de gasto com pessoal em comparação com o ano anterior foi questionado pelo vereador Flávio César (PTdoB) que integra a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara.

“O gasto com pessoal teve um aumento de 18,95%, sendo que em 2012 foram pagas 14 folhas de pagamento e em 2013 apenas 13 folhas, então porque esse aumento? Se tivéssemos uma folha a mais já atingiríamos o teto máximo de 54%”, questionou.

O secretário explicou que o aumento se deve aos reajustes e à correção de distorções salariais. “Isso ocorre por conta dos reajustes que foram dados, os herdados e os cumpridos. Também foram corrigidos os salários de diversas categorias, com distorções corrigidas em 1° de maio, conforme o compromisso de governo do atual administração, por isso esse aumento no gasto com pessoal”, justificou.

Os gastos com o quadro funcional da prefeitura representa 45,69% do Orçamento Municipal. A Constituição permite uso de até 54% do orçamento para gasto com folha de pagamento de servidores.