Prefeitos de 20 municípios de Mato Grosso do Sul assinam nesta terça-feira (12) um protocolo de intenções no gabinete do prefeito Gilmar Olarte (PP) que reúne os municípios por onde passa a BR-163, que terá intervenção da CCR MSVia.

A ideia do grupo é unir forças para, caso necessário, os municípios cobrarem juntos e em discurso único da empresa que vai explorar a via por 30 anos. Segundo o presidente do consórcio dos municípios e prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Mário Alberto Kruger, é esperado um repasse de 5% de arrecadação do ISS as prefeituras.

Além disso, o serviço de pedágio, que vai de Sonora a Mundo Novo, contará com pontos de apoio com médicos e serviço de ambulância. “Esses pontos podem nos ajudar em casos de emergência. Por isso precisamos nos unir e garantir uma situação de cooperação entre os municípios e o consórcio”.

Outro ponto destacado pelo presidente foi a disposição do prefeito Olarte em colaborar com a assinatura da união dos municípios. “Campo Grande sempre se isolou enquanto Capital do Estado e deixou de lado os municípios do interior, ficando alheia a situação das pequenas prefeituras. Por isso a gente acredita que a postura do atual prefeito será bastante benéfica, trazendo força ao grupo”.