Prefeito oficializa doação de terreno para construção do campus de Direito da UFMS

“Sinto-me honrado de participar desse momento histórico e de tamanha magnitude para a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, disse o prefeito Gilmar Olarte durante solenidade que oficializou a doação da escritura do terreno que vai abrigar o campus da Faculdade de Direito (Fadir), da Universidade Federal de Mato Grosso […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

“Sinto-me honrado de participar desse momento histórico e de tamanha magnitude para a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, disse o prefeito Gilmar Olarte durante solenidade que oficializou a doação da escritura do terreno que vai abrigar o campus da Faculdade de Direito (Fadir), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A área doada pelo município de 28 mil m² está localizada no bairro Carandá Bosque III. O evento aconteceu nesta segunda-feira (17.06) no auditório Multiuso da UFMS com a presença do governador André Puccinelli, da vice-governadora Simone Tebet, do vice-reitor João Ricardo Tognini, do deputado federal Vander Loubet, professores, acadêmicos e autoridades acadêmicas.

“Posso afirmar que tive o privilégio de destravar o processo de doação da área que futuramente abrigará um espaço de relevância para acadêmicos e professores e a sociedade”, disse o Olarte. O processo que iniciou com o governador André Puccinelli em 2009 teve continuidade com o ex-prefeito Nelson Trad Filho e emperrou no ano passado durante a administração de Alcides Bernal. O empenho do prefeito Olarte em acelerar o processo resultou na conclusão da doação da área que passou, efetivamente, a ser da Faculdade de Direito da UFMS.

De acordo com a diretora da Faculdade, Ynes da Silva Felix a nova faculdade tem um projeto arrojado e que vai contar com blocos para salas de aulas onde vão funcionar a graduação, pós-graduação e mestrados. Terá ainda auditório e biblioteca, núcleo de prática jurídica, praça comunitária e estacionamento. “É um sonho realizado. Concluímos uma etapa importante para começar outra que é a de construção do prédio mais estruturado e adequado. Não ficaremos fora da UFMS, é a Universidade, na verdade, que amplia seu espaço”, esclareceu.

O vice-reitor da UFMS, João Ricardo Tognini lembrou a importância desse momento para a comunidade acadêmica. “A ciência jurídica de Campo Grande merece um espaço adequado e agora a próxima luta será a construção do campus da Fadir”, ressaltou. Presente à solenidade, o governador André Puccinelli fazendo coro às palavras do vice-reitor, disse estar muito feliz de ter feito parte do processo desde o início. “Fiquei sabendo que faltam os projetos executivos complementares e já coloco à disposição o corpo de servidores do Estado que podem contribuir com mais essa etapa”, anunciou.

Para o professor da Fadir, Fernando Lopes Nogueira esse é um momento importante para a Faculdade. “Esperávamos por esse espaço há muito tempo. Para nós representa um acréscimo na estrutura que vai fazer toda a diferença na prática. As práticas jurídicas passarão a ter espaço independente contribuindo para o aprimoramento da aprendizagem que hoje está restrita aos estágios fora da faculdade. Teremos mais espaço para o júri simulado, por exemplo, e outras atividades tão relevantes para os acadêmicos”, frisou.

Para a acadêmica Maria Clara Cintra Paim, do 1º ano de Direito, a expectativa é a melhor possível. “Espero ter a chance de usufruir desse espaço novo”, argumentou. As acadêmicas Ini Maria João Cá e Maria Paula da Cunha, do 3º ano, acreditam que o novo campus será um estímulo e trará mais organização e autonomia para a faculdade. “Vai ser um marco para o Direito”, concluiu Maria Paula.

Conteúdos relacionados