Geral

Pré-lançamento do Festival de Chamamé de Campo Grande acontece amanhã

O Centro Cultural de Chamamé promove nesta sexta-feira (19), a partir das 20 horas em sua sede, o pré-lançamento do primeiro Festival Chamamé de Campo Grande. O evento, que conta com parceria da Fundação Municipal de Cultura, busca consolidar o caminho que o instituto cultural desenvolve visando fortalecer o movimento chamamezeiro em Mato Grosso do […]

Arquivo Publicado em 18/09/2014, às 20h05

None

O Centro Cultural de Chamamé promove nesta sexta-feira (19), a partir das 20 horas em sua sede, o pré-lançamento do primeiro Festival Chamamé de Campo Grande. O evento, que conta com parceria da Fundação Municipal de Cultura, busca consolidar o caminho que o instituto cultural desenvolve visando fortalecer o movimento chamamezeiro em Mato Grosso do Sul. A data foi escolhida porque dia 19 de setembro é celebrado o Dia do Chamamé. A entrada é gratuita.

O pré-lançamento do festival contará com a participação de autoridades de Puerto Tirol, ‘cidade irmã chamamezeira’ de Campo Grande, localizada na Argentina, além de músicos. Também contará com comidas típicas regionais. O festival será realizado nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Armazém Cultural e contará com músicos argentinos, paraguaios e sul-mato-grossenses.

No ano de 2011, o Centro Cultural do Chamamé de Campo Grande, em parceria com o município de Rio Brilhante organizou naquela cidade o 1º Festival de Chamamé de Mato Grosso do Sul, que já está em sua terceira edição. Nesse período, aqui na capital do Estado, o presidente do CCC, engenheiro Orlando Rodrigues, intensificou o intercâmbio com as cidades argentinas de Corrientes e de Puerto Tirol, reconhecidas internacionalmente como tradicionais centros desse estilo musical.

Em 2012, o Centro Cultural do Chamamé de Campo Grande recebeu o título de Sub-Sede dos renomados Festivais de Corrientes e de Puerto Tirol, com direito a indicar seus representantes oficiais. Em abril de 2014, os prefeitos Gilmar Olarte de Campo Grande e Hugo Sager, de Puerto Tirol firmaram o Termo de Cooperação Internacional e Intercâmbio Cultural.

No dia 6 de agosto passado, a presidente da Fundac, Juliana Zorzo inaugurou na cidade de Puerto Tirol a Rua Campo Grande. Para retribuir esse reconhecimento, o Centro Cultural do Chamamé e a Fundac se mobilizam junto à Câmara Municipal para renomear a Rua Alfazema, sede do CCC, em Rua Puerto Tirol.

Além da programação musical, O Festival de Chamamé de Campo Grande oferecerá atrações de danças típicas, artesanato, gastronomia regional, turismo, história, oficinas, palestras e bailantas, com portões abertos ao público em geral.

Jornal Midiamax