Por suspeita de ‘farra’, promotora quer detalhes do uso de carros oficiais no governo
Um secretário nomeado por Puccinelli é suspeito de usar carro oficial para ir à faculdade à noite e outro deixou um carro oficial com placas trocadas ‘sumir’ da frente de casa, também fora do expediente. MPE exige dados sobre quem usa e abastece os automóveis.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um secretário nomeado por Puccinelli é suspeito de usar carro oficial para ir à faculdade à noite e outro deixou um carro oficial com placas trocadas ‘sumir’ da frente de casa, também fora do expediente. MPE exige dados sobre quem usa e abastece os automóveis.
Após denúncia de que o secretário estadual da Juventude estaria utilizando carro oficial acautelado pela Justiça para frequentar aulas em faculdade, a promotora Ana Carolina Lopes de Mendonça Castro, da 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, solicitou “radiografia” dos carros utilizados pela Sejuv (Secretaria Estadual de Juventude).
A denúncia foi encaminhada à Ouvidoria do MPE (Ministério Público Estadual) dia 14 de agosto e autuada como notícia de fato em trâmite na 29ª Promotoria no dia 2 de setembro. A intenção do MPE é “apurar eventual improbidade administrativa do secretário Jaber Cândido”.
O MPE solicitou à SAD (Secretaria de Administração do Estado) a relação de todos os carros oficiais e acautelados pela Justiça destinados à Sejuv, com os números de emplacamento e controles administrativos de uso, retirada, entrada e saída para os servidores responsáveis por cada veículo, além das respectivas decisões judiciais, no caso dos veículos acautelados.
Além disso, a promotora pede cópia do cartão corporativo de abastecimento de combustível destinado a Jaber e/ou folhas de controle de abastecimento nos postos, ou, se for o caso, cópia dos controles administrativos de abastecimento.
Para a Unaes (Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande) foi requisitada cópia de imagens dos estacionamentos da instituição que contenham os registros do carro, um Hyundai I30 preto, de placas NQE-7772, com as folhas de frequência do aluno Jaber.
A SAD e a Unaes receberam prazo de um mês para atender às diligências pedidas pelo MPE no dia 21 de agosto. Caso contrário, o caso virará inquérito civil.
Relembre o caso
Universitários afirmam que o secretário estava usando o carro para frequentar as aulas no período noturno na Unaes. Foram feitas fotos que mostram o automóvel no estacionamento da instituição na noite de quarta-feira.
Segundo apurou a equipe de reportagem, o veículo usado pelo secretário é acautelado ao Estado, isto é, foi apreendido porque era usado no tráfico de drogas e repassado para o uso do poder público. O MPE afirma que o artigo 37 da Constituição Federal e o artigo 312 do Código Penal proíbem que o patrimônio público seja utilizado em atividades particulares.
Jaber admitiu que estava com o carro, e que é aluno da instituição, mas que estaria na faculdade apenas para “evento oficial” com a coordenação do curso de Direito. Entretanto, a Unaes negou em nota que houve reunião, e disse que foi só uma “conversa de corredor”.
‘Qualquer hora’
Jaber também disse que usa o carro porque, como todos os secretários de Estado, ‘não tem horário de trabalho definido’ e pode ser convocado a qualquer hora. “Os secretários trabalham interinamente. Então, a qualquer horário, está a serviço”, disse Cândido.
O governo do Estado declarou na ocasião que montaria comissão e faria sindicância para investigar o caso.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.