Polêmica: prefeitura conta até escovações e diz que fez 2,2 milhões de atendimentos em 2013

Número de atendimentos odontológicos divulgado pela prefeitura foi considerado absurdo por alguns e virou motivo de chacota no Facebook: “Abrir e fechar a boca são dois procedimentos”…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Número de atendimentos odontológicos divulgado pela prefeitura foi considerado absurdo por alguns e virou motivo de chacota no Facebook: “Abrir e fechar a boca são dois procedimentos”…

A quantidade de procedimentos odontológicos divulgada nesta terça-feira (4) pela prefeitura de Campo Grande em 2013 causou estranheza e, como tem sido regra, virou polêmica entre internautas no Facebook: 2,2 milhões de atendimentos.

Para tanto, cada um dos 411 mil atendidos divulgados pela prefeitura teriam que realizar, em média, mais de cinco procedimentos.

Após anunciar que eram dois milhões de procedimentos, o texto aumenta para 2,2 milhões a quantidade. A informação repercutiu nas redes sociais e gerou desconfiança para quem leu o release (texto distribuído a imprensa para divulgação de ações de determinada instituição) veiculado pela assessoria de comunicação da administração.

Um internauta copiou o link da postagem e comentou. “Alguém pode imaginar um texto jornalístico tão estapafúrdio e rebarbativo como este que copiei do site da Prefeitura de Campo Grande?” e questionou ao prefeito Alcides Bernal se o chefe de Comunicação Social da prefeitura lê o material antes da divulgação.

Os internautas ironizaram os números. Um deles comentou: “Cada escovada, um atendimento…cada raio-X, um atendimento…..cada futucada, um atendimento….cada “abrida” de boca, um atendimento….cada “oi”, um atendimento…cada “próximo!” um atendimento….e assim vai”. O mesmo internauta fez outra piada da publicação. “Abrir e fechar a boca, são dois procedimentos…”.

Outro leitor comentou que “o Brasil é um país estranho. Existem chefes que não chefiam, coordenadores que não coordenam, jornalistas que não escrevem, executivos que não organizam e comunicadores que não comunicam… Eu também estou tentando me acostumar”.

Segundo a nota, no ano passado, mais 411 mil pacientes foram atendidos na rede pública de saúde do município de Campo Grande, gerando uma média de 5,3 procedimentos odontológicos por paciente, caso se leve em conta o número milionário.

Isso se cada paciente que passou por atendimento médico também tivesse recebido obrigatoriamente assistência odontológica na Capital.

Segundo as contas da prefeitura, dos mais de 2,2 milhões de procedimentos odontológicos realizados em 2013, mais de 1,4 mil são próteses que foram confeccionadas, 95 mil foram procedimentos nas especialidades como endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento gengival e ósseo), radiologia, cirurgias, atendimentos a pacientes especiais e tratamento de disfunção-temporo mandibular, 600 mil foram entre escovações supervisionadas nas escolas municipais e estaduais, Ceinfs e procedimentos coletivos além de 1,5 milhão de ‘procedimentos na Atenção Básica’, estes últimos não especificados.

Para gerar a quantidade de procedimentos informada, a prefeitura teria que ter realizado 6.027 procedimentos por dia, sem retirar os sábados e domingos do calendário. (Texto editado às 17h20 para correção de informação)

Conteúdos relacionados