A Polícia Militar Ambiental de Costa Rica (MS) apreendeu neste domingo (27), na rodovia MS 306, no km 24, uma carreta bitrem carregada de madeira serrada sendo transportada ilegalmente.

A madeira transportava 51,6 m³, ultrapassando o limite autorizado no Documento de Origem Florestal – DOF e na nota fiscal de 44 m³. O caminhão seguia de Rondonópolis (MT) para Caraguatatuba (SP).

A madeira pertencia a uma empresa com domicílio jurídico em Rondonópolis (MT) e que foi autuada administrativamente e multada R$ 13.216,72. O material apreendido e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica. Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção.

Na semana passada a PMA autuou duas empresas com duas cargas ilegais, sendo uma em Costa Rica e outra em São Gabriel do Oeste (MS). Este tipo de apreensão é cada vez mais comum. Os madeireiros da região norte, enviam madeira a mais, para não pagar a reposição florestal, ou para passar madeira de desmatamento ilegal.