O Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência de Mato Grosso do Sul publicou, na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado, deliberação que aprova o Plano Viver Sem Limite. A proposta elenca uma série de medidas para o setor, a serem adotadas por um conjunto de órgãos públicos.

Conforme o texto de apresentação, o Plano Viver Mais foi lançado em nível nacional 2010. Prevê investimentos de R$ 7,6 bilhões até 2014.

Foram elencados quatro eixos de ação: acesso à educação; inclusão social; atenção à saúde; e acessibilidade. Segundo a mesma fonte, em Mato Grosso do Sul são 525,9 mil pessoas com algum tipo de deficiência, ou 23,9% da população.

No âmbito estadual, o Plano Viver Sem Limite estabelece objetivos específicos: “identificar políticas públicas para efetivar medidas concretas de inclusão e oportunizar a participação e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, garantindo-lhes visibilidade no contexto social”; “transformar e adequar estruturas físicas, com a finalidade de garantir o direito universal da pessoa com deficiência em suas mais diversas condições de mobilidade”; “promover, por meio da integração, a articulação de políticas, programas e ações, transformações efetivas e prioritárias para todos, criando mecanismos capazes de disseminar conhecimentos essenciais para a gestão pública”.

O conteúdo integral da deliberação sobre o Plano Viver Sem Limite MS pode ser visto clicando aqui, a partir da página 12.