O principal sindicato de pilotos da companhia aérea francesa Air France, que se opõe a um projeto de desenvolvimento de uma filial de baixo custo do grupo, anunciou neste sábado a manutenção da greve até a próxima sexta-feira.

Na votação, 80,93% dos pilotos do sindicato majoritário (SNPL AF Alpa) votaram a favor da extensão da greve até 26 de setembro.

A greve, que começou no 15 de setembro, tem um nível de participação histórico (73,71%), de acordo com o presidente do sindicato, Jean-Louis Barber, que não descartou que o movimento possa ser ampliado por ainda mais tempo se a direção continuar se recusando a negociar.

Os pilotos estão em greve contra os planos do grupo Air France-KLM de expandir a filial Transavia para competir com outras companhias low-cost, como a irlandesa Ryanair e a britânica Easyjet.

Os sindicatos temem que a empresa queira reduzir custos recorrendo mais à Transavia, onde os pilotos recebem salários mais baixos, em detrimento das operações da Air France.

Os pilotos temem também que este plano de desenvolvimento da Transavia seja acompanhado por cortes de postos de trabalho à medida que a companhia aumentar sus bases fora da França e contratar pilotos em outros países.