Um pet shop e um médico veterinário de Campo Grande foram autuados por oferecer vacina a cães, que só é permitida em hospitais, clínicas e consultórios veterinários. O veterinário é proibido de receitar ou atender clínica e/ou cirurgicamente em estabelecimento comercial.

O pet shop e o veterinário foram multados durante fiscalização realizada pelo CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) no último domingo (14), na Capital. O estabelecimento foi multado em R$ 18 mil e o profissional em R$ 6 mil.

De acordo com o CRMV/MS, nos últimos 30 dias, foram expedidos 97 termos de fiscalização e 40 autos de infração, entre eles falta de registro no Conselho, falta de responsável técnico, estabelecimento fazendo procedimento irregular e questões de estrutura física.

Novos critérios para estabelecimentos veterinários

Entraram em vigor na última segunda-feira (15), os novos critérios para o funcionamento de hospitais, clínicas e consultórios veterinários, estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

A resolução estabelece parâmetros de diferenciação dos estabelecimentos veterinários, determinando estrutura obrigatória para cada um deles. Os proprietários terão até 15 de janeiro de 2015 para fazer as adequações, caso contrário, serão multados. Caso não atendam às exigências, os veterinários responsáveis poderão sofrer processo ético-profissional.