Geral

Pescador encontra pedaço de foguete britânico no Pará

Um pescador de Salinópolis, município da costa do Pará, encontrou nessa segunda-feira uma grande placa curvada boiando em seu local de trabalho, na Vila Macapazinho. Na face convexa do objeto, a expressão “UK Space Agency” ajuda a denotar a origem e o proprietário, ainda que seu destino enquanto lixo espacial seja ainda incerto. Informações iniciais […]

Arquivo Publicado em 29/04/2014, às 18h59

None
2045603791.jpg

Um pescador de Salinópolis, município da costa do Pará, encontrou nessa segunda-feira uma grande placa curvada boiando em seu local de trabalho, na Vila Macapazinho. Na face convexa do objeto, a expressão “UK Space Agency” ajuda a denotar a origem e o proprietário, ainda que seu destino enquanto lixo espacial seja ainda incerto.

Informações iniciais disponibilizadas pela agência espacial do Reino Unido, que comemoraram nesta terça o achado, indicam que se trata de uma peça do foguete Ariane 5, que, em 25 de julho de 2013, decolou de uma base da Guiana Francesa levando para o espaço os satélites comerciais Alphasat e Insat-3D.

O lançamento teve sucesso, mas isso não impediu que, ao que a situação indica, um pedaço do foguete chegasse boiando até o Norte do Brasil.

O pescador chamou bombeiros, que foram ao local isolar a placa. Ainda hoje, uma equipe de policiais e fiscais retornará para o canal de Salinópolis onde o lixo espacial britânico está depositado para averiguar como ele pode ser removido e qual deverá ser seu destino final, que deve ficar a cargo da agência espacial britânica.

Jornal Midiamax