Os pousos e decolagens no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, foram prejudicados, na madrugada de hoje (28), por causa do tráfego aéreo intenso, informou a assessoria de imprensa da concessionária GRU Airport. De acordo com a concessionária, o aeroporto precisou receber oito voos de outros aeroportos, que tiveram suas operações afetadas por más condições meteorológicas. Na noite passada, choveu muito na Grande São Paulo.

Entre a meia-noite de ontem (27) e as 6 horas desta sexta-feira, 15 voos partiram com atraso e quatro foram cancelados. Na última quarta-feira (26), uma queda de energia deixou os sistemas de Cumbica sem operar durante 20 minutos. Um voo precisou ser transferido para outro aeroporto e pelo menos 12 registraram atraso.

Segundo a GOL Linhas Aéreas  o problema gerou falta de aeronaves e de funcionários de tripulação. “A GOL julga importante esclarecer que condições climáticas, eventualmente, provocam alterações nos horários e trajetos de voos e lamenta pelo desconforto causado aos passageiros, mas ressalta que a segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão”, diz o comunicado.

Por causa do intenso tráfego aéreo, a Azul teve de cancelar dois voos que sairiam de Guarulhos com destino a Curitiba e Brasília. “A companhia reitera seu compromisso com o cliente e informa que todos puderam remarcar suas passagens sem custo e foram prontamente assistidos”, informou, em nota, a Azul Linhas Aéreas.

O aeroporto de Guarulhos recebe, por ano, mais de 36 milhões de passageiros e opera com 284 mil pousos e decolagens. Do total de voos, 208 mil são domésticos e 76 mil, internacionais.