Parlamento turco autoriza intervenção militar na Síria e no Iraque
O Parlamento da Turquia aprovou nesta quinta-feira (2) uma medida que autoriza o governo a autorizar incursões militares no Iraque e na Síria, para combater militantes do grupo Estado Islâmico (EI). A medida também permite soldados estrangeiros a transitar pela Turquia e usar suas bases militares com o mesmo objetivo. De 550 deputados, 298 votaram […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Parlamento da Turquia aprovou nesta quinta-feira (2) uma medida que autoriza o governo a autorizar incursões militares no Iraque e na Síria, para combater militantes do grupo Estado Islâmico (EI).
A medida também permite soldados estrangeiros a transitar pela Turquia e usar suas bases militares com o mesmo objetivo.
De 550 deputados, 298 votaram a favor da autorização da medida.
Ankara sofre pressão para desempenhar um papel mais robusto na campanha internacional liderada pelos Estados Unidos contra o EI, depois que os insurgentes avançaram para área próxima à fronteira da Siria com a Turquia, dentro da visão de posições militares turcas.
Após rejeitar explicitamente uma participação na coalizão internacional anti-jihadista liderada pelos Estados Unidos, a Turquia dá um passo atrás e se dispõe a cooperar na guerra contra o grupo extremista, acusado de inúmeras atrocidades.
O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, convocou uma reunião com os principais líderes militares e da sociedade civil logo após esta votação para explicar as modalidades do envolvimento turco na coalizão.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan reiterou nos últimos dias que seu país estava pronto par afazer “tudo o que for necessário” para combater o EI, ainda que lembrando que a queda do regime do presidente sírio Bashar al-Assad continua a ser uma de suas “prioridades”.
Erdogan, que considerou na quarta-feira os atuais ataques aéreos não passam de uma “solução temporária”, defende a criação de uma zona tampão no norte da Síria, para proteger os refugiados sírios e o território turco.
Esta votação ocorre no momento em que os combatentes do EI se encontram nesta quinta nas proximidades da cidade síria de Kobane, a poucos quilômetros da fronteira turca.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.