Os campo-grandenses que precisam resolver pendências financeiras, ou outros tipos de conflitos, podem procurar a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) durante esta semana. A partir de amanhã (11) até sexta-feira (15) acontece a IV Semana da Conciliação de Campo Grande, em parceria também com o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace).

Três mil audiências, motivadas por empresas e consumidores que aderiram ao evento, já estão marcadas. E a expectativa é que negocie mais de R$ 500 mil ao longo da semana. “Esperamos negociar cerca de R$ 600 mil durante a semana e também atender aproximadamente 300 pessoas que virão agendar novas conciliações”, explica o presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem e primeiro-secretário da ACICG, Roberto Oshiro.

A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos extrajudiciais e também ajuizados, pois acontece sem a interferência de advogados e oferece total segurança jurídica. “Nosso objetivo é promover a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. As partes acabam mantendo o relacionamento, o que na maioria das vezes não acontece em um processo judicial” completa Oshiro.

Após a audiência realizada, em caso de acordo, o Termo de Audiência Frutífera será encaminhado à 8ª Vara da Justiça Itinerante e Comunitária para ser homologado pelo juiz, indicado pelo Tribunal de Justiça do MS. E, no prazo de 15 dias, o documento será devolvido à secretaria da CBMAE/ACICG para ser disponibilizado para as partes interessadas.

Como participar

Em casos de pendências financeiras, o cidadão deve apresentar-se diretamente na secretaria da CBMAE/ACICG munido de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto, etc.). A Câmara vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência de tentativa de conciliação do débito.

Serviço

IV Semana da Conciliação de Campo Grande

De 11 a 15 de agosto.

Agendamento de audiências: 08h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Local – Rua 15 de novembro, 390, Centro.