Para o deputado Zé Teixeira, lei foi feita para ser cumprida
O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), um dos principais defensores do agronegócio no Estado, usou a tribuna na sessão legislativa desta quarta-feira (7) para questionar os “privilégios” concedidos aos povos indígenas em Mato Grosso do Sul. Segundo o parlamentar, os índios rasgam decisões judiciais e fomentam invasões em propriedades. “Mais uma vez uso esta tribuna […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), um dos principais defensores do agronegócio no Estado, usou a tribuna na sessão legislativa desta quarta-feira (7) para questionar os “privilégios” concedidos aos povos indígenas em Mato Grosso do Sul.
Segundo o parlamentar, os índios rasgam decisões judiciais e fomentam invasões em propriedades. “Mais uma vez uso esta tribuna parlamentar para questionar as regalias concedidas aos índios. Eles, acompanhados por ONGs internacionais e pelo CIMI, desrespeitam nossa Constituição e fica tudo por isso mesmo.”
O motivo da indignação do democrata refere-se à manifestação do descumprimento da decisão favorável concedida pela Justiça Federal, para a reintegração de posse de uma propriedade privada que, há 15 anos, está invadida pela comunidade indígena Apika’y, acampada às margens da BR-463, entre Dourados e Ponta Porã.
Segundo matéria publicada ontem (6) pelo portal de notícias Dourados News, o conselho Aty Guassu – que representa as comunidades guarani-kaiowá, divulgou nota rechaçando a retirada do acampamento e em apoio às famílias que vivem no local. Ainda de acordo com o conselho, os indígenas já se manifestaram dizendo que não pretendem se retirar da área.
O parlamentar afirmou: “Se o produtor rural invadir uma reserva indígena, rasgar uma ordem de reintegração de posse, o que será que vai lhe acontecer? Vejo que há uma grande inversão de valores e um desrespeito para com a classe produtiva” disparou Teixeira.
Assembleia do Povo Terena
Os índios Terenas organizam, a partir desta quarta-feira (7), a Grande Assembleia Terena – que tem como objetivo promover discussões referentes às questões envolvendo os conflitos agrários, saúde e educação.
Durante seu pronunciamento o deputado Zé Teixeira enfatizou a importância do encontro e ressaltou: “Os índios querem melhorias na sua qualidade de vida, poder andar com um carro novo, casa nova, celular, ter dinheiro para produzir seu próprio alimento, ter mais investimento na saúde e educação em suas tribos. Eles estão corretos em lutar pelos seus direitos. O que eles não podem fazer é usar o encontro para organizar invasões em propriedades rurais, infringindo a Lei. O direito de um não pode sobrepor o direito do outro”, concluiu o democrata.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.