Para garantir segurança nestas eleições, Secretaria Nacional cria Comitê Integrado em MS

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) instituiu o Comitê Integrado de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul e nos demais Estados com o objetivo de acompanhar, em tempo real, as ocorrências relacionadas às eleições 2014. No Estado, a unidade vai funcionar na sede da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) instituiu o Comitê Integrado de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul e nos demais Estados com o objetivo de acompanhar, em tempo real, as ocorrências relacionadas às eleições 2014. No Estado, a unidade vai funcionar na sede da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Os dados serão encaminhados ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) em Brasília. No Estado, o comitê será composto por representantes de todas as intuições que integram a justiça e a segurança pública, acompanhados por um interlocutor da Senasp.

A Sejusp elaborou um planejamento integrado entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) e agências de Inteligência, coordenados pela Superintendência de Inteligência da Secretaria, para garantir tranquilidade aos eleitores de todo o Estado durante as eleições neste domingo (5).

De acordo com o secretário as Sejusp, Wantuir Jacini, as equipes atuarão de forma integrada para atender Campo Grande e todos os municípios do Estado. “Nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Três Lagoas, atuaremos de forma suplementar, por meio da Polícia Civil à atuação da Polícia Federal, que é a polícia judiciária eleitoral. Nos demais 74 municípios onde não há unidades da Polícia Federal, a Polícia Civil subsidiariamente estará atuando como polícia judiciária eleitoral. E a Polícia Militar atuará nas 79 cidades, realizando o policiamento ostensivo e preventivo”, explicou Jacini.

Segundo o secretário, o Corpo de Bombeiros, na Capital e no interior, manterá um oficial em contato direto com os juízes eleitorais, a fim de garantir atendimento prioritário a qualquer anormalidade nas zonas de votação. E no dia da apuração em Campo Grande, na sede do TRE será montada uma estrutura com viaturas de prontidão para atendimento, prevenção, combate a incêndios, salvamento e socorro público.

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) também integra o planejamento, reforçando o policiamento em 33 municípios do Interior. O secretário informou também que o efetivo do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) será reforçado, a fim dar melhor encaminhamento as denúncias e dúvidas recebidas pelas centrais de atendimento 190 e 193.

Conteúdos relacionados