O papa emérito Bento XVI compareceu neste sábado à cerimônia de proclamação na basílica de São Pedro do Vaticano dos primeiros 19 cardeais do pontificado de Francisco, incluindo o arcebispo do , dom Orani Tempesta.

Esta foi a primeira vez que o pontífice alemão, que renunciou em fevereiro do ano passado, assistiu a uma cerimônia pública presidida pelo papa argentino.

Francisco entrou às 11horas local (7 horas de Brasília) na imensa basílica para a “criação” (termo religioso) dos primeiros cardeais de seu pontificado, iniciado em março de 2013.

O pontífice emérito, de 86 anos, vestido de branco, chamava a atenção na primeira fila, já que os demais religiosos usavam as tradicionais vestimentas vermelhas.

Os dois pontífices, um fato extraordinário na história recente da Igreja, trocaram um abraço caloroso.

Durante a cerimônia, Francisco nomeou os primeiros 16 cardeais eleitores (com menos de 80 anos) de seu pontificado, incluindo dom Orani Tempesta.

No total, o papa nomeou 19 novos cardeais, incluindo três sem direito a voto em caso de conclave para a eleição de um novo pontífice, já que têm mais de 80 anos.

Os novos cardeais receberam das mãos do papa um anel, símbolo do novo compromisso universal com a Igreja, e o barrete cardinalício, vermelho como o sangue dos mártires que deram a vida para defender a fé.