Papa abre Sínodo com pedido para que bispos parem de brigar
O papa Francisco abriu a assembleia global Católica Romana neste domingo mostrando aparente irritação com os líderes da Igreja que travaram uma batalha pública, por vezes amarga, entre progressistas e conservadores em questões familiares. O sínodo é o primeiro desde a eleição de Francisco há 19 meses, com mandato para transformar uma instituição atingida pelo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O papa Francisco abriu a assembleia global Católica Romana neste domingo mostrando aparente irritação com os líderes da Igreja que travaram uma batalha pública, por vezes amarga, entre progressistas e conservadores em questões familiares.
O sínodo é o primeiro desde a eleição de Francisco há 19 meses, com mandato para transformar uma instituição atingida pelo declínio de fiéis em muitos países e escândalos, incluindo o abuso sexual de crianças por padres e irregularidades nas finanças do Vaticano.
O evento é visto como um teste sobre visão do pontífice da Igreja que quer que seja mais próxima dos pobres e sofredores e não atormentada por questões como a homossexualidade, o aborto e a contracepção.
Francisco, no sermão da missa solene na Basílica de São Pedro, que abre oficialmente o sínodo com quase 200 bispos presentes, fez uma alusão ao embate que antecedeu o encontro e deixou claro que não o agradou.
“Assembleias sinodais não são destinadas a discutir ideias bonitas e inteligentes, ou para ver quem é mais inteligente”, disse ele. Comparando a Igreja a uma vinha, ele disse que tudo isso tinha que ser alimentado com liberdade, criatividade e trabalho duro.
Liberais na Igreja dizem que os conservadores estão tentando ditar o resultado do sínodo, particularmente sobre a questão se a Igreja deve modificar ensinamentos que negam a comunhão aos católicos que se divorciaram e voltaram a se casar no civil.
Nenhuma mudança imediata deve resultar do sínodo, porém vai preparar o caminho para um encontro maior de clérigos católicos no próximo ano, que vai apresentar o papa com sugestões que podem levar a mudanças nas questões relacionadas à família e à moralidade sexual.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.