Palmeiras vence ‘final’ no RJ e afunda Botafogo na lanterna

O Palmeiras deu um importante passo para se livrar do fantasma do rebaixamento, e complicou o Botafogo na mesma luta contra a Série B. Nesta quarta-feira, no Estádio do Maracanã, o time alviverde superou o rival alvinegro por 1 a 0, em duelo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e respirou na tabela. Henrique […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Palmeiras deu um importante passo para se livrar do fantasma do rebaixamento, e complicou o Botafogo na mesma luta contra a Série B. Nesta quarta-feira, no Estádio do Maracanã, o time alviverde superou o rival alvinegro por 1 a 0, em duelo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e respirou na tabela.

Henrique foi mais uma vez um dos heróis do Palmeiras, ao balançar as redes no começo do segundo tempo. Com os três pontos somados, o time treinado por Dorival Júnior alcançou os 31 e subiu para o 12º lugar (podendo cair algumas posições ainda, dependendo do complemento da rodada). Já o Botafogo, que vive uma grave crise técnica e financeira, foi parar na lanterna da Série A, com 26 pontos. E pior: não consegue sair da zona de risco nem na próxima rodada.

No fim de semana, mais precisamente no sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, às 21h (de Brasília), no Estádio Pacaembu. Já o Botafogo busca uma arrancada no mesmo dia, contra o Corinthians, na Arena Amazônia.

O primeiro tempo foi equilibrado em grande parte do tempo, com ligeira superioridade do Palmeiras, que teve mais volume. Usando sempre o chileno Valdívia para armar as jogadas ofensivas, o time visitante criou boas chances. Além disso, quando o Botafogo tentava responder, encontrava em Fernando Prass, de volta ao gol alviverde após cinco meses ausente por lesão, um rival bastante inspirado.

Aos 28min, Valdívia recebeu passe na entrada da área, se livrou dos marcadores em velocidade e arrematou forte, mas para fora. O troco botafoguense veio aos 36min. Rogério avançou pela esquerda, ajeitou para o meio e concluiu forte. Prass espalmou para o lado. Logo na sequência, Júnior César alçou a bola, Matheus escorou para o meio e André Bahia, sem marcação, resvalou rente ao poste esquerdo, perdendo ótima oportunidade.

A resposta palmeirense foi aos 43min. E por pouco Wesley não marcou. Ele finalizou da entrada da área e a bola saiu perto da trave direita do goleiro Helton Leite, substituto de Jefferson, na Seleção Brasileira, e Andrey, na Seleção Olímpica. A última chance da etapa inicial também foi alviverde. Valdivia achou Cristaldo na área e a cabeçada foi forte, mas Helton Leite fez linda defesa.

Na etapa final, o Palmeiras voltou com uma alteração: Leandro no lugar de Cristaldo. E a visão de Dorival Júnior funcionou logo aos 4min. Leandro brigou pela bola na ponta esquerda e tocou para Valdívia. O chileno protegeu bem, girou sob a marcação dupla e cruzou para Henrique. Mesmo desajeitado, o centroavante bateu no canto e abriu o marcador no Maracanã. Foi o 13º gol dele na Série A 2014, se tornando o artilheiro ao lado do cruzeirense Marcelo Moreno.

O Botafogo respondeu e assustou aos 19min. Wallyson carregou pelo meio e arriscou forte chute de fora. A bola passou à esquerda de Prass. A resposta palmeirense demorou a vir, mas quase foi fatal ao Botafogo. Aos 35min, após mais uma boa jogada de Valdívia, Leandro recebeu na marca do pênalti e chutou convicto, mas a bola desviou na zaga e foi para fora.

Com o Botafogo em busca do empate, a partida ganhou em emoção. Aos 38min, Rogério arriscou da entrada da área e Prass mostrou que está recuperado de lesão ao fazer excelente defesa. Daí até o apito final do árbitro, o Botafogo manteve a pressão em busca da igualdade, enquanto o Palmeiras assustava sempre em contra-ataques. Melhor para os visitantes, que conseguiram os três pontos e alcançaram a segunda vitória seguida na competição, fato que não ocorria desde 18 de maio, com a sequência contra Goiás e Vitória.

Conteúdos relacionados