Mesmo com os impostos e outras despesas típicas de início de ano, o brasileiro achou tempo (e dinheiro) para renegociar suas pendências financeiras: em janeiro, 110 mil pessoas buscaram a quitação de dívidas por meio do Limpa Nome Online, da Serasa Experian, utilizando o ambiente virtual para entrar em contato com as empresas credoras. No total, 27 mil consumidores quitaram no primeiro mês deste ano R$ 105 milhões em pendências financeiras atrasadas.

A quantidade de brasileiros que negociaram suas dívidas foi 55% maior do que a registrada no mês anterior. 170 mil pessoas ainda se cadastraram em janeiro no Limpa Nome Online com o objetivo de saber se possuíam pendências, acompanhar sua situação financeira, ou mesmo fazer o planejamento futuro para o pagamento de dívidas.

A maior quantidade de cadastrados no serviço, por sinal, é a de jovens com até 30 anos – equivalente a 43% do total de usuários. Depois, com 33%, vêm consumidores de 31 a 40 anos, seguidos por pessoas de 41 a 50 anos (16%) e usuários de 51 anos ou mais (8%).

Do total de acessos ao serviço em janeiro, 39,0% vieram do estado de São Paulo, seguidos por 10,9% do Rio de Janeiro e 8,5% de Minas Gerais. O Paraná, com 5,9%, e a Bahia, com 4,8%, ocuparam respectivamente os quarto e quinto lugares.

Completando a lista das dez unidades da federação que mais utilizaram o Limpa Nome Online, vêm Rio Grande do Sul (3,8%), Distrito Federal (3,1%), Ceará (2,8%), Santa Catarina (2,7%) e Pernambuco (2,6%). Os setores mais procurados para a regularização das dívidas continuam sendo bancos e varejo.

No ar em tempo integral desde outubro de 2013, o Limpa Nome Online oferece aos cidadãos de todo o Brasil a oportunidade de limpar o nome sem sair de casa, aproximando as empresas credoras e as pessoas inadimplentes com o aproveitamento da praticidade e das facilidades da internet. O procedimento é simples: basta acessar o site http://serasaconsumidor.com.br e se cadastrar no Limpa Nome Online.

Após o cadastro, caso esteja em débito com alguma das empresas, o cidadão pode proceder à negociação – ao entrar no site, será disponibilizada a relação de dívidas registradas na base de dados da Serasa referentes àquele CPF e com quais empresas, permitindo ao consumidor que escolha quais pendências deseja regularizar, negociando a forma e as condições de pagamento que melhor se encaixarem no orçamento.

O consumidor pode negociar, para regularizar pendências financeiras, com cerca de 90 empresas de diferentes setores – entre elas, grandes bancos e financeiras, cartões de crédito, seguradoras, instituições de ensino e grandes varejistas.

Como o site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados do consumidor, quem não tiver internet em casa pode ainda usar qualquer computador ou lan house para entrar no site da Serasa Experian – o acesso ao site está disponível 24 horas por dia (algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento) e o cidadão não paga nada para acessar o Limpa Nome Online ou negociar com as empresas.