Pelo menos dez foragidos da justiça foram presos durante a Operação Sempre Alerta, desencadeada pelas equipes da Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos) e Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), na noite de quinta-feira (29), em Campo Grande. A ação conta com apoio das unidades especializadas da Polícia Civil e visa coibir roubos e furtos de veículos e em imóveis. Ela tem sido feitas em dias, horários e locais diferenciados.

“A intenção aqui é retirar das ruas as pessoas que pratiquem crimes contra o patrimônio, como roubar ou furtar um veículo, ou mesmo invadir uma residência para levar os pertences das vítimas”, ressalta a titular da Defurv, Maria de Lourdes Souza Cano, que completa, “temos visto que ela está dando resultado e não há previsão de término. Está Operação está sendo constante”.

Dos 10 presos, estão os que roubaram a Montana, placas OOK-6655, de Campo Grande (MS), e foram perseguidos pelos policiais. “Este veículo passou pela barreira policial e não parou, diante disso, iniciamos uma perseguição e o automóvel veio a capotar. No local verificamos que tratava-se de um veículo roubado e os dois ocupantes foram socorridos e encaminhados ao hospital. Hoje pela manhã, tinha a informação que um deles morreu”, explica a delegada.

Ela revelou que ainda não falou com o suspeito que segue internado na Santa Casa. “Ainda não sabemos qual seria a finalidade para este carro, se seria levado para fora do Estado, do país, ou ficaria por aqui com outra placa e cor”, diz Maria de Lourdes.

OPERAÇÃO

Todo o efetivo da Defurv, de 70 policiais, este empenhado na Operação que contou que aproximadamente 150 servidores. Foram apreendidos 15 veículos que tinham restrição criminal, como roubo e furto, pelo menos nove eletrônicos e eletrodomésticos foram apreendidos. “São objetos que foram encontrados por pessoas que não souberam informar a procedência ou mesmo não tinham como comprovar que são lícitos”, conta a delegado, lembrando que a ação também tinha objeto de recuperar objetos roubados e furtados de imóveis.

Além disso, foi apreendido um revólver calibre 38 que estava com a dupla que roubou a Montana. Eles foram identificados como Cássio de Souza Silva, de 23 anos, e Fabrycio Contes de Matos, de 18 anos. Sendo que, Cássio morreu no hospital. Eles tinham várias passagens criminais. No total foram abordadas 300 pessoas.

A Operação que foi batizada como “Sempre Alerta” foi idealizada pelas unidades após perceber os números de crimes desta natureza aumentou nos últimos meses.