Operação das Forças Armadas na fronteira apreende 20 toneladas de maconha
A Operação Ágata 8, que teve início no dia 10 de maio, já apreendeu 20 toneladas de maconha, de acordo com balanço parcial da operação realizado na segunda-feira (19). Segundo site Dourados Agora, o Comando Militar do Oeste (CMO), comandado pelo general do Exército, Juarez de Paula Cunha, afirmou que a operação ocorre em toda […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Operação Ágata 8, que teve início no dia 10 de maio, já apreendeu 20 toneladas de maconha, de acordo com balanço parcial da operação realizado na segunda-feira (19).
Segundo site Dourados Agora, o Comando Militar do Oeste (CMO), comandado pelo general do Exército, Juarez de Paula Cunha, afirmou que a operação ocorre em toda a extensão da fronteira oeste brasileira.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, numa extensão de 2.500 quilômetros de fronteira do Brasil com Bolívia e Paraguai, dentro dos limites da faixa da fronteira (da linha internacional até 150 quilômetros no interior do território brasileiro), 18.805 veículos e 11.209 pessoas foram revistados e mais de 900 embarcações foram inspecionadas.
Ainda foram realizadas mais de 200 patrulhas terrestres, de 300 patrulhas fluviais e seis reconhecimentos aéreos. Como resultado parcial, foram apreendidos cerca de 20 toneladas de maconha, 100 quilos de cocaína, 2.600 litros de combustível, 58 m³ de madeira, quatro armas de fogo e efetuadas cinco prisões em flagrante.
Em relação às Ações Cívico-Sociais (Aciso), foram realizados 732 atendimentos médicos, 600 atendimentos odontológicos, 1.060 atividades de prevenção de saúde e distribuídos 8.233 medicamentos, bem como reformas de três escolas públicas, creches, manutenção e reparo de 19 quilômetros de estradas.
Nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi constituída a Área de Operações Oeste, composta por elementos da Marinha do Brasil, Exército e Força Aérea e integrantes de Órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais.
O efetivo aproximado das Forças Armadas nessa área é de 4.200 homens, composto pela Marinha do Brasil, 6º Distrito Naval, de Ladário; Exército, Comando Militar do Oeste, com destaque para as tropas localizadas na Faixa de Fronteira (4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de Dourados, 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, de Corumbá e o 2º Batalhão de Fronteira, de Cáceres-MT), contando com apoio da Força Aérea Brasileira.
A operação é parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), criado por decreto da presidenta Dilma Rousseff, em junho de 2011. Acontece sob a coordenação do Ministério da Defesa e comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.