Operação das Forças Armadas na fronteira apreende 20 toneladas de maconha

A Operação Ágata 8, que teve início no dia 10 de maio, já apreendeu 20 toneladas de maconha, de acordo com balanço parcial da operação realizado na segunda-feira (19). Segundo site Dourados Agora, o Comando Militar do Oeste (CMO), comandado pelo general do Exército, Juarez de Paula Cunha, afirmou que a operação ocorre em toda […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Operação Ágata 8, que teve início no dia 10 de maio, já apreendeu 20 toneladas de maconha, de acordo com balanço parcial da operação realizado na segunda-feira (19).

Segundo site Dourados Agora, o Comando Militar do Oeste (CMO), comandado pelo general do Exército, Juarez de Paula Cunha, afirmou que a operação ocorre em toda a extensão da fronteira oeste brasileira.

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, numa extensão de 2.500 quilômetros de fronteira do Brasil com Bolívia e Paraguai, dentro dos limites da faixa da fronteira (da linha internacional até 150 quilômetros no interior do território brasileiro), 18.805 veículos e 11.209 pessoas foram revistados e mais de 900 embarcações foram inspecionadas.

Ainda foram realizadas mais de 200 patrulhas terrestres, de 300 patrulhas fluviais e seis reconhecimentos aéreos. Como resultado parcial, foram apreendidos cerca de 20 toneladas de maconha, 100 quilos de cocaína, 2.600 litros de combustível, 58 m³ de madeira, quatro armas de fogo e efetuadas cinco prisões em flagrante.

Em relação às Ações Cívico-Sociais (Aciso), foram realizados 732 atendimentos médicos, 600 atendimentos odontológicos, 1.060 atividades de prevenção de saúde e distribuídos 8.233 medicamentos, bem como reformas de três escolas públicas, creches, manutenção e reparo de 19 quilômetros de estradas.

Nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi constituída a Área de Operações Oeste, composta por elementos da Marinha do Brasil, Exército e Força Aérea e integrantes de Órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais.

O efetivo aproximado das Forças Armadas nessa área é de 4.200 homens, composto pela Marinha do Brasil, 6º Distrito Naval, de Ladário; Exército, Comando Militar do Oeste, com destaque para as tropas localizadas na Faixa de Fronteira (4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de Dourados, 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, de Corumbá e o 2º Batalhão de Fronteira, de Cáceres-MT), contando com apoio da Força Aérea Brasileira.

A operação é parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), criado por decreto da presidenta Dilma Rousseff, em junho de 2011. Acontece sob a coordenação do Ministério da Defesa e comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

Conteúdos relacionados